As normas de trânsito para os corredores de ônibus em Aracaju entraram em vigor nesta sexta-feira (11). As regras começaram provocando enormes congestionamentos em vários pontos da capital sergipana. Até mesmo os motoristas que passam diariamente pela ponte Aracaju/Barra estão sentindo os efeitos das mudanças no trânsito na capital sergipana.
Desde as primeiras horas de vigência da norma, dezenas de motoristas relataram o caos em que a alteração no trânsito feito pela Superintendência Municipal de Trsnsportes e Trânsito (SMTT) está provocando na capital e em parte do trânsito de cidades da Grande Aracaju, principalmente Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.
“Aqui na Hermes Fontes tudo travado, nada anda por aqui, trânsito horrível. A mudança que fez a Prefeitura de Aracaju só piorou o que já não era bom. Que engenharia de trânsito é essa?”, questiona o comerciante Alberto Melo.
“Vejam essas fotos que estou enviando como o trânsito está travado e insuportável. Os próprios ônibus travando eles próprios e os demais carros na Avenida Hermes Fontes”, registra Carlos Henrique, morador da região.
“Na Tancredo Neves está tudo parado e estou aqui há mais de 20 minutos praticamente sem sair do lugar, por que o trânsito não anda. Sóm Jesus na causa”, diz o motorista de aplicativo Alfredo Dias.
“Amigos do jornal, estou passando agora pela ponte Aracaju/Barra e o trânsito travado, congestionamento enorme que só se registrava na época da ponte interditada em meia pista, aliás, se brincar está até pior. Que loucura essa mudança no trânsito de Aracaju, que prejudica até as cidades vizinhas. Vou chegar ao trabalho atrasado por causa desse trãnsito caótico e louco”, desbafa o contabilista Antônio Menezes.
Com as alterações impostas pela SMTT, pedestres, condutores, motociclistas e ciclistas devem redobrar a atenção para as novas regras de trânsito nos corredores das avenidas Hermes Fontes, Augusto Franco e Beira Mar, bem como a região do Centro e Jardins.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizará, pelos próximos 30 dias, uma campanha educativa para orientar e conscientizar a população sobre as mudanças.
Confira as regras
Corredor Hermes Fontes
As faixas são exclusivas para ônibus em tempo integral.
Corredor Beira Mar
Fica proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, nos seguintes locais: Avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a Região do Antigo Palácio de Veraneio; entre a Avenida Tancredo Neves e a Rua Júlio Santana (Praia Formosa), e Avenida Otoniel Dória, entre a Travessa Hélio Ribeiro e Avenida Marechal Mascarenhas de Morais.
Corredor Augusto Franco
Será proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite; entre a Gonçalo Rollemberg Leite e a Rua São Cristóvão, de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.
Corredor Centro/Jardins
Proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, nos seguintes locais: Avenida Vereador Manoel Dória, entre a Rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a Ponte Gilbero Vila Nova de Carvalho; Avenida Gerado Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a Avenida Deputado Sílvio Teixeira; Rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard; Rua Itabaiana, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard, e Rua Capela, entre a Rua Divina Pastora e a Avenida Barão de Maruim.
As obras
As obras dos corredores tiveram início em dezembro de 2019. Com as vias 25 centímetros mais largas que as normais, a iniciativa teve como um dos objetivos reduzir em 20% o tempo de viagem dos ônibus, segundo a prefeitura.
Somados, os quatro corredores de trânsito, segundo a SMTT, têm 35,8 km de extensão e custaram quase R$ 46 milhões ao município, sendo metade do investimento (R$ 19 milhões) aplicado no Corredor da Hermes Fontes.
Por Redação
Fotos: Divulgação/HN
Comente