Conviver para evoluir

Deus fez o homem para viver em sociedade. Não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação. É instintiva a necessidade do homem buscar viver em sociedade, visto que tende a progredir, e esse progresso se dá no convívio e auxílio mútuo entre as pessoas.

Ninguém nasce pronto, a formação do caráter é construída mediante o convívio social, a troca de experiências, o mecanismo de dá e receber. Neste processo, a família como menor e principal núcleo da sociedade, tem papel relevante em todo esse processo na formação do caráter moral do indivíduo. A família deve ser considerada uma oficina em potencial para a prática das virtudes que nos elevam enquanto seres humanos e espirituais, e a eliminação dos vícios morais que nos inferiorizam e tornam os vínculos sociais conflitivos.

Partindo da família, participamos de outros núcleos sociais importantes como escolas, universidades, trabalho, templos religiosos, grupos sociais, que ao longo do processo vamos aprimorando a formação do nosso caráter, através das trocas de experiências, como seres individuais.

Os laços sociais são importantes para o progresso, esta evolução que vos falo é a ascensão moral, ou seja, conquista de virtudes fundamentais para tornar o convívio entre os seres mais pacífico, harmonioso, empático, e acima de tudo, como nos solicitou Jesus, que aprendêssemos a nos enxergar como irmãos.

Nos dias atuais está mais do que claro o convite do universo à criatura humana: sermos empáticos! Ser empático nada mais é do que compreender o outro na sua individualidade e acima de tudo respeitá-lo. Para isso, faz-se necessário uma viagem profunda para dentro de nós e enxergarmos quais são os impedimentos morais que nos impossibilitam de nos comportarmos de tal modo com os  nossos irmãos, e eu ouso dizer, os maiores obstáculos que nos impedem de conquistar a virtude da empatia são: orgulho e egoísmo.

A batalha diária para eliminar estes vícios morais de nós, é justamente convivendo com os diferentes, vivendo em sociedade, pondo em prova nossa capacidade de tolerar, compreender, perdoar, ser caridoso e acima de tudo amar.

É necessário que a criatura humana, compreenda que o único meio para o aperfeiçoamento moral, é pôr em prática na troca de experiência através do convívio social, toda capacidade adquirida através da busca individual do conhecimento, para tornar-se um ser humano melhor. Este esforço individual só será evidenciado, ressignificado, exaltado e recompensado se ele transformar as vidas das pessoas que convivem conosco. Seja luz, ilumine vidas, seja a mudança que você deseja para o mundo.


Emanuelly Carvalho Hora é enfermeira especialista em saúde pública e gestão e regulação dos serviços públicos de saúde e articulista do Hora News.

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */