Conceição Vieira promove solenidade festiva para exaltar o “Orgulho Negro”

A deputada estadual Conceição Vieira (PT) promoveu, na sessão dessa terça-feira (20), no plenário da Assembleia Legislativa, uma solenidade festiva no dia da Consciência Negra homenageando 17 personalidades negras que se destacam em suas atividades junto ao meio social. Na oportunidade a petista promoveu a entrega do Prêmio Abdias Nascimento, ativista desde a década de 1930 e que faleceu em 2011.

Ele fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944 e criou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro) em 1981 para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura. Abdias também foi deputado federal, senador e secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 1994.

Abdias Nascimento se destacou por ser um pioneiro na luta pelos direitos dos negros no Estado do Rio de Janeiro, servindo de exemplo para todo o país. Foi, durante toda a sua brilhante trajetória de vida, um ativista incansável. Especialistas destacam a importância de Abdias Nascimento na garantia dos direitos à população negra.

Ao fazer uso da palavra, Conceição Vieira disse que “todo 20 de Novembro é o dia de se intensificar a reflexão e se poder confraternizar e fazer registros das pessoas que estão no nosso meio e que desempenham uma relevante papel social. Ainda precisamos construir uma sociedade igualitária e mais feliz. E para isso ela precisa ser mais justa. A cada ano, nos procuramos personalidades negras na nossa sociedade aracajuana e uma personalidade nacional para ser homenageada nesse dia. Consciência para mudar a ação, o jeito de fazer as coisas no que diz respeito a garantia desses direitos”.

Em seguida, a deputada disse ainda que “Abdias Nascimento foi um grande líder negro da nossa atualidade. Ele transmitiu a alma da negritude do nosso País. Foi a primeira autoridade negra a tratar da questão racial no Congresso Nacional. Ele implementou diversas entidades e organizou vários grupos sociais que têm relevância até hoje”, completou.

Representando o governador Marcelo Déda (PT) na solenidade, a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, destacou a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, na pessoa da deputada Conceição Vieira. “É uma justa homenagem para essas pessoas que tão representam essa etnia tão forte para a construção da sociedade brasileira. Em nomes dos homenageados quero destacar Virgínia Lúcia, essa batalhadora das artes cênicas e os músicos Antônio Rogério e Chico Queiroga”.

A viúva de Abdias Nascimento, Elisa Larkin, que também foi homenageada na solenidade, visivelmente emocionada agradeceu a iniciativa de Conceição Vieira. “Quero agradecer por essa iniciativa. A emoção é muito grande e confesso que estou emocionada. Hoje nós estamos vendo personalidades negras de vários segmentos sendo homenageadas. Temos educadores, profissionais da área cultural, militantes e políticos, radialista, escritores e pessoas que trabalham com o Judiciário. Tive o prazer de fundar, junto com Abdias, um instituto de pesquisa e estudos afro brasileiros. Fico feliz em ver que a luta dele vem tendo avanços e que continua cada vez mais forte”.

Homenageados – Receberam o Prêmio Abdias Nascimento as seguintes personalidades: Antônio Rogério dos Santos, Carlos Augusto Santos da Conceição, Cícero dos Santos, Florival José de Souza Filho, Francisco da Cruz Queiroga, Gicelma Santos do Nascimento, Hélio dos Santos França, José Pedro dos Santos Neto, Maria Angélica França e Souza, Márcia Vieira da Silva, Maria Nele Santos, Padre José Farias Neto, Padre Raymundo Peretti Guimarães, Robson Silva Santana, Vera Cristina Santana Vilar, Virgínia Lúcia da Fonseca Menezes e Elisa Larkin Nascimento.

 

 

Da Alese

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */