Comunicadores de esquerda criticam projeto das fake news: ‘favorece a Globo em detrimento da mídia independente’

O Projeto da Lei das Fake News (PL 2630) de iniciativa do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), aprovado pelo Senado Federal e em análise pela Câmara dos Deputados, vem sendo criticado por diversos comunicadores independentes do campo da esquerda.

Com grande presença no YouTube, os comunicadores lançaram vídeos para criticar o PL 2630, relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“É um projeto de sabotagem contra nós para favorecer a Globo, que colocou dutos de dinheiro atrás do Lula e exaltou o Moro”, diz Ronny Teles, que comanda um canal com 864 mil inscritos.

Outro comunicador independente que também critica alguns pontos do projeto de lei é o jornalista João Antonio, editor do canal Click Política. Na opinião do profissional de imprensa, o deputado Orlando Silva estaria atendendo aos interesses econômicos da Globo.

“Quando Lula estava ferrado, muita gente virou as costas, inclusive Orlando Silva. O Orlando está colocando coisas absurdas nesse projeto para favorecer a Globo. Todo dia ele está no Jornal Nacional. Está deslumbrado”, afirma. 

O canal Clayson, detentor de mais de 457 mil inscritos, classificou o projeto no modelo atual como sendo uma tragédia.

“Este PL não pode ser aprovado”, diz ele. Na sua opinião, ao transferir recursos da publicidade digital para a Globo, ele representará o fim dos pequenos produtores de conteúdo. 

O canal Desmascarando, com 451 mil inscritos no Youtube, avalia que o PL 2630 é “uma grande canalhice”. De acordo com o canal, trata-se de um projeto com vários jabutis, que visam sugar recursos dos produtores de conteúdo da internet e transferi-los para a Globo e outras empresas de mídia.

“O PL vai criar um duto de dinheiro para a grande mídia”, critica.

Plantão Brasil, do comunicador Thiago dos Reis, com 1,23 milhões de inscritos, também expressou revolta com o projeto relatado por Orlando Silva.

“As redes sociais vão ter que dar dinheiro para as empresas de mídia, que muitas vezes são a fonte das piores fake news”, diz ele. 

Já o comunicador Aquias Santarem, dono de um canal com 451 mil inscritos, se diz “decepcionado” com o governo Lula e afirma que o PL 2630 é um projeto para favorecer os interesses econômicos da Globo, em detrimento da mídia independente. 




Por Redação
Foto: Reuters/Dado Ruvic/Bruno Spada/Agência Câmara/Cleia Viana/Agência Câmara

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */