Na manhã desta sexta-feira, 06, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou da entrega de 250 computadores à Universidade Federal de Sergipe (UFS), no campus de São Cristóvão. Os equipamentos foram adquiridos com um investimento de R$ 3 milhões, destinados por Rogério através do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego.
A ação beneficiará os laboratórios de informática do Departamento de Computação (DCOMP) e demais estudantes da universidade, reforçando ainda mais o cuidado e a dedicação do senador em investir na melhoria da qualidade de ensino da população sergipana.
Carvalho enfatizou o papel do Governo Federal e a importância de iniciativas como essa para promover a inclusão social e a capacitação profissional.
“É importante ressaltar que isso só é possível pela sensibilidade do presidente Lula e do Ministério do Trabalho, que destinam os recursos e viabilizam programas como este. É uma parceria direta com a universidade que presta um serviço de extensão e impacto social significativo”, destacou Rogério.
Além de renovar as ferramentas tecnológicas da UFS, os equipamentos serão utilizados no programa ‘Mais TI’, que visa formar mil jovens em informática no ano de 2025. Ainda, Carvalho revelou planos de ampliação do projeto para atender mais mil jovens em 2026.
“Nós já colocamos recursos para atender mais mil jovens no próximo ano e, em 2025, vamos preparar emendas para assegurar a continuidade do programa. Isso é uma demanda urgente da sociedade para fortalecimento do mercado de trabalho, e estamos aqui para atender essa pauta”, afirmou o senador.
Em agradecimento às indicações de Rogério, o reitor da UFS, Valter Santana, enalteceu a parceria e destacou o impacto dessa ação.
“Este programa moderniza nossos laboratórios, que há 10 anos não recebiam novos equipamentos, e ainda aproxima a universidade da sociedade, capacitando jovens e fortalecendo a formação acadêmica”, declarou.
Por fim, Rogério reforçou o compromisso de investir em ações que transformem vidas pela educação.
“Com esta iniciativa, estamos entregando muito mais que computadores. Estamos entregando oportunidades para milhares de jovens se capacitarem e terem acesso ao mundo do trabalho, cumprindo o papel social da universidade e de nosso mandato”, concluiu.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Janaína Santos
Comente