Com indignação e protestos, jornalistas aprovam proposta patronal

Em assembleia geral, realizada na noite de terça-feira, 11, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) e de forma virtual, a classe trabalhadora composta por jornalistas aprovou a atualização de 3,23% sobre o piso salarial da categoria.

Somente a reposição inflacionária e a manutenção das demais cláusulas foram as “contrapropostas” apresentadas pelo sindicato patronal.

Os donos dos veículos de comunicação sergipanos, mais uma vez, alegam a falta de recursos para valorizar os jornalistas.

Com esta atualização, haverá um incremento de apenas R$ 75 reais sobre o piso salarial, que é um dos mais baixos do Brasil.

“É com indignação que a categoria aceita essa contraproposta, pois ela é mais uma prova do processo de desvalorização profissional praticada há anos pelos patrões no Estado”, disse o presidente da entidade sindical, jornalista Milton Alves Junior.

Com isso, o piso salarial da categoria vai para R$ 2.433,86. O retroativo referente ao mês de maio (data base da categoria) será pago até os salários de agosto.

Em resposta, a categoria está mobilizando ações para demonstrar a importância do jornalismo qualificado para a sociedade sergipana, e consequentemente reivindicar melhores condições financeiras dentro dos espaços de trabalho.

Os jornalistas também aprovaram estado de assembleia permanente.

“Estamos convocando todos os colegas para esta sexta-feira, dia 14, vestirem roupa preta como sinal de luto e postarem uma foto em suas redes sociais. É apenas o primeiro ato para demonstrar indignação contra os donos de veículos de comunicação em Sergipe”, declarou o presidente do SINDIJOR-SE.




Fonte: SINDIJOR
Foto: Ilustrativa/Race Comunicação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */