Os deputados estaduais aprovaram nesta tarde a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), enviada à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), que altera o artigo 30 da Constituição Estadual, adequando à nova Previdência aprovada pelo Congresso Nacional. A PEC promove a reforma da Previdência dos servidores públicos estaduais.
A Emenda Constitucional foi aprovada por 20 a 2, com duas ausências. O deputado Rodrigo Valadares (PTB) e a deputada Kitty Lima (Cidadania) estiveram ausentes, sendo que a deputada não compareceu à sessão por estar de licença médica.
Sindicalistas e movimentos sociais ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa, para protestar contra a Emenda à Constituição do Estado. A CUT, principal central sindical de Sergipe, avaliou a proposta como prejudicial aos servidores públicos.
“Essa é uma proposta que prejudica os servidores públicos, é uma cópia piorada da reforma de Bolsonaro. Ela retira direitos históricos conquistados pelos trabalhadores do serviço público. Lamentável que se aprove uma proposta dessa sem o devido debate público, principalmente com aqueles que serão afetados por ela, que são os servidores públicos estaduais”, protesta Roberto Silva, presidente da CUT.
Os dois votos contrários à PEC foram dos deputados Iran Barbosa (PT) e Gilmar Carvalho (PSC).
Por Redação
Foto: Agência Alese
Comente