Colégio Amadeus reconhece erro e pede desculpas por não homenagear alunos cotistas

Alunos cotistas compartilharam nas redes sociais um outdoor do Colégio Amadeus, uma das principais referências em educação em Sergipe, que passa a impressão de racismo e preconceito aos alunos cotistas aprovados no curso de medicina.

Na peça publicitária, o colégio enaltece 12 alunos não cotistas aprovados no vestibular para medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ignora os cotistas também aprovados no mesmo vestibular.

Para muitos especialistas, a peça publicitária transmite a ideia de que os alunos cotistas aprovados em medicina são menos importantes do que os alunos aprovados na ampla concorrência.

Admitindo o erro, o diretor do Colégio Amadeus, Renir Damasceno, se manifestou publicamente, pediu desculpas aos alunos cotistas, pais e a sociedade em geral, numa demonstração de respeito e reconhecimento que todos são iguais.

“Assumimos que erramos. Peço desculpas a todos que ofendemos. Homenagear aprovações de vestibular sem cotas e não igualmente homenagear aprovações com cotas, passa a mensagem que um é menos importante do que o outro, e isso não é verdade. Nada do que eu disser fará diminuir a gravidade do equívoco, e faremos o possível para que não se repita”, diz o professor, em vídeo gravado e encaminhado ao Hora News.

Outdoor elogia alunos aprovados na ampla concorrência e esquece dos cotistas

A mensagem do estabelecimento de ensino com o pedido de perdão também foi enviada para os pais e alunos cadastrados na escola.

“Vários projetos de responsabilidade social são oferecidos pelo nosso colégio, entre eles o apoio a cultura e a música sergipana, tendo parceria com a dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério, que se apresentam durante todo o ano em eventos do colégio, além da cantora Amorosa. Também anualmente, no Dia da Consciência Negra, temos apresentação com grupos folclóricos e comunidades quilombolas. O promotor Luís Fausto Valois, coordenador da Igualdade Étnico Racial do Ministério Público de Sergipe, também participa desses nossos eventos trazendo o seu conhecimento jurídico. Além disso, alunos de baixa renda, cotistas ou não, recebem bolsa integral para os diversos cursos oferecidos. Inclusive, uma de nossas alunas bolsista, filha de agricultor integrante do MST, passou em medicina. Tudo isso mostra os valores e o compromisso do Colégio Amadeus com a educação, mas também com o social”, salienta o professor José Augusto, diretor e fundador do colégio.

O Colégio Amadeus é uma das principais escolas particulares de Sergipe, sendo reconhecido por sua qualidade educacional, disciplina, docência e compromisso com o social.



Por Redação
Fotos: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */