Os dois principais centros de compras de Aracaju, o Shopping Riomar e o Shopping Jardins, reajustaram o valor da taxa de estacionamento em 25%, índice bem superior a inflação anual calculada pelo governo, que nos últimos 12 meses do ano não chegou a 5%.
O aumento do valor da taxa, já em vigor, está sendo questionado por clientes dos dois shoppings, que classificam como abusivo.
“Esse aumento é absurdo, fui surpreendida ao pagar a taxa do estacionamento do meu carro, enquanto eu pagava uma média R$ 2,00 por mais ou menos meia hora, agora vou ter que pagar bem mais por isso. Qual a justificativa para este aumento abusivo? Meu salário mesmo neste período não teve se quer a correção da inflação, mas eles se acham no direito de empurrar 5% de aumento pra cima da gente?”, questiona revoltada a servidora pública Marta Albuquerque.
Para a advogada Aurora Andressa de Souza Farias, “o reajuste precisa respeitar os índices da inflação calculados pelo governo. Reajustes abusivos, segundo ela, devem ser denunciados no Procon ou na Procuradoria dos Direitos do Consumidor do Ministério Público”.
Os dois shoppings juntos oferecem quase 4.100 vagas de estacionamento. O Riomar disponibiliza 2.166 vagas, enquanto o Jardins oferece 1.932 vagas. Nos dois shoppings o cliente tem até 20 minutos para estacionar sem pagar, acima desse tempo é cobrada uma taxa, que varia de acordo com o veículo.
A cobrança da taxa de estacionamento já foi assunto no Poder Legislativo estadual e no Judiciário sergipano. A Assembleia Legislativa aprovou uma lei proibindo a cobrança aos clientes que tenham feito um valor mínimo em compras, bastando apresentar o comprovante para ficar isento do pagamento, mas os shoppings recorreram à Justiça, que considerou a lei estadual inconstitucional.
Foto: JCPM/Divulgação
Comente