Claudia Sheinbaum é eleita a primeira mulher presidente do México

A ex-prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, da coligação de centro-esquerda ‘Vamos Continuar a Fazer História’, foi eleita neste domingo (2) a presidente do México. Pela primeira vez em 200 anos de independência, o país terá uma mulher a frente do Palácio Nacional.

Com 71,51% das urnas apuradas até 4h50 do horário local (7h50, em Brasília) desta segunda (3), Claudia Sheinbaum tinha obtido 58,54% dos votos.

A candidata apoiada pelo atual presidente Andrés Manuel López Obrador está muito a frente da segunda colocada Xóchitl Gálvez, candidata de raízes indígenas de centro-direita, que já reconheceu a derrota.

Eleições com histórico de violência

Marcada pela violência dos cartéis de droga que dominam regiões inteiras do México, ao menos, 30 candidatos foram assassinados durante a campanha eleitoral; 73% deles disputavam prefeituras. Os cálculos são do Seminário Sobre Violência, grupo de estudos mexicano ligado à universidade El Colégio de México.

Na última eleição, em 2021, o grupo calculou um total de 32 candidatos assassinados. A luta contra a violência foi o tema principal da campanha presidencial. Uma das vitrines da campanha da candidata favorita é a queda na taxa de homicídios que conquistou quando foi prefeita da capital mexicana, entre 2018 e junho de 2023.

Ex-prefeita da Cidade do México, Claudia é pesquisadora científica nas áreas de energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ela ainda trabalhou no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, tendo sido também secretária do meio ambiente durante o governo de López Obrador na prefeitura da Cidade do México, ainda no ano 2000.

Com quase 130 milhões de habitantes, o México tem a 2ª maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil. Em 2023, a economia do país cresceu 3,2% do PIB, segundo ano consecutivo de crescimento acima dos 3%.



Com informações da Agência Brasil
Foto: Quetzalli Nicte-Ha/Reuters

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */