Cine Vitória recebe Mostra de Cinema Europeu de 16 a 19 de Maio

A Mostra de Cinema Europeu, que acontecerá de 16 a 19 de maio, no Cinema Vitória,  volta-se nesta edição para o tema “futuro”. Os filmes selecionados captam um planeta em transe, seja pelos visíveis efeitos da crise ambiental, seja pelas soluções tecnológicas que permeiam as relações sociais e afetivas. O desafio de projetar novos horizontes para a vida nas cidades está colocado em obras como o alemão “A Construção do Futuro – 100 anos de Bauhaus” (2018) de Niels Bolbrinker e Thomas Tielsch e o documentário “Bike versus Cars” (2015) do ex-correspondente internacional Fredrik Gertten (Suécia).

Na abertura da Mostra haverá sessão dupla, iniciada pelo premiado curta croata “O Último Poço” (2017) de Filip Filković. No enredo, o ano é 2037 e a Croácia abriga a última fonte de água potável de uma Europa devastada. Depois que uma de suas vendas de água potável termina em um banho de sangue, o proprietário do poço se torna marido e padrasto. Mas, quando o poço seca, ele é forçado a fazer um último “comércio”. Em seguida, o público poderá conferir o longa-metragem cipriota “Amanhecer em Kimmeria” (2018) de Simon Farmakas. Uma vila remota do Chipre se torna tragicômica quando um objeto não identificado cai numa plantação de batatas dentro da linha verde de Controle da ONU. Um jovem fazendeiro cava o objeto que desencadeia uma série de eventos.

O público ainda poderá assistir a “Os Exilados Românticos” (2015), onde  três amigos realizam uma viagem em busca de amores idílicos e efêmeros; “The Startup – Dá Play no seu Futuro” (2017) de Alessandro D’Alatri, baseado em fatos reais; a produção francesa “O Que Estamos Esperando?” (2016) de Marie-Monique Robin e o húngaro “Lisa- a Fada Raposa” (2015) de Károly Ujj Mészáros.

Suyene Correia é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Jornalismo Cultural pela Universidade Tiradentes, crítica de cinema e mestre em Comunicação pela UFS, além de graduada em Medicina. Atualmente, comanda o Bangalô Cult (bangalocult.com.br).

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */