Catedral Metropolina de Aracaju celebra Missa Lava Pés

Centenas de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Aracaju, nesta quinta-feira santa, 5, para participar da tradicional Missa Lava-Pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. Na ocasião também foram celebradas a Instituição da Eucaristia e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Os últimos gestos de Jesus, eternizados na Santa Ceia, são repetidos pela imensa legião de católicos. As imagens cobertas por tecido de cor roxa mostram que é tempo de jejum para os cristãos. É também na Quinta-Feira que se fala da Instituição da Eucaristia, a presença do Corpo e do Sangue do Filho de Deus, no pão e no vinho, como anuncia a primeira carta de Paulo aos Coríntios.

Presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, a missa representa um ato de humildade e serviço. “A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. Ela também se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer”, disse o arcebispo.

A integrante da Comunidade Católica Shalom, Jane Claudia Coelho, fez questão de estar presente anualmente na celebração. “Na missa podemos relembrar os momentos vividos por Jesus e o que ele representa, por ter dado sua vida pela nossa”, contou.

Para Roseane Lima, freqüentadora assídua da igreja, o momento de fé é muito importante. “A cerimônia representa a Tríade Pascoal, a morte e ressurreição de Jesus. O ato também, a forma humana como ele tratava todas as pessoas, através de gestos, carinho e amizade”, destacou.

Por Verlane Estácio e Aldaci de Souza
Fonte: Infonet

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */