Câmara de Aracaju aprova projeto que prevê distribuição gratuita de sutiãs para mulheres

Os vereadores de Aracaju aprovaram em redação final o projeto de lei nº 404/2023, de autoria do vereador Isac Silveira, que dispõe sobre a distribuição gratuita de sutiãs adaptados para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica que passaram por mastectomia e/ou reconstrução mamária.

O programa será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, que deverá estipular os critérios socioeconômicos de acesso ao benefício.

A mastectomia é uma cirurgia que envolve a remoção total ou parcial da mama, muitas vezes necessária para o tratamento do câncer de mama ou outras condições médicas. A reconstrução mamária, muitas vezes, faz parte do processo para ajudar as pessoas na recuperação do bem-estar físico e mental após uma mastectomia.

Um aspecto importante da recuperação é a disponibilidade de sutiãs adaptados que atendam às necessidades específicas dessas pessoas. Isso não apenas promove a autoestima, mas também ajuda na recuperação física e emocional.

O uso de sutiã pós-cirúrgico é fundamental após o procedimento cirúrgico: ele é uma peça cuja finalidade é reduzir o inchaço, sustentar as mamas (reduzindo a dor) e ainda garantir que as próteses fiquem imobilizadas, caso uma mamoplastia tenha sido realizada junto ao procedimento. 







Fonte: CMAJU
Foto: Gilton Rosas

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */