Bolsonaro x Kajuru: a antiética do senador e a audácia do presidente

O diálogo telefônico entre o presidente Jair Bolsonaro e o senador Jorge Kajuru, do Cidadania, se converteu em um problema para ambos. Na conversa divulgada pela imprensa, o presidente pede a inclusão de governadores e prefeitos na CPI da Covid-19, que está prestes a ser aberta no Senado, defende o impeachment de integrantes do Supremo Tribunal Federal e fala até em agressão ao senador Randolfe Rodrigues (REDE).

A verdade é que este diálogo não pegou bem para o Bolsonaro e Kajuru. O senador por ter sido antiético e ter vazado uma conversa reservada com o presidente da República. Tanto é que o partido pediu sua saída voluntária e, caso não atenda, será expulso pela Executiva Nacional. Já o presidente, errou ao querer interferir nas atribuições do Congresso Nacional, sugerindo mudanças numa CPI aprovada para apurar apenas possíveis omissões do governo federal nas ações de combate à pandemia de coronavírus, e não para alcançar governadores e prefeitos, como quer o presidente.

Aliás, nada impede as Assembleias e Câmaras Municipais fazerem o mesmo: investigar os executivos municipais e estaduais, por meio de CPIs, caso tenham alguma suspeição de que governos estaduais e prefeituras cometeram irregularidades no uso das verbas públicas para o combate à pandemia.

Mas, a parte mais crítica é o presidente solicitar ao senador o impeachment de ministros do STF, por não concordar com suas decisões. Isso não é papel de nenhum presidente, mas atribuição exclusiva do Senado. Além disso, o presidente também ameaçou “cair na porrada” com o senador Randolfe Rodrigues, implacável opositor ao bolsonarismo. Nessa, o chefe da nação desceu para o nível mais baixo possível, uma postura que não combina com o cargo que a população brasileira o confiou.

Ao final da história, o que se percebe é que Bolsonaro e Kajuru jogaram o Brasil em mais uma crise política e institucional desnecessária. Enquanto o país já contabiliza mais de 350 mil mortos pela Covid-19, Congresso e principalmente o Governo, ao invés de se preocuparem em combater efetivamente o vírus, preferem antecipar as eleições de 2022. Alguém tem dúvidas que esta CPI servirá apenas de palanque político?

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */