O ex-governador Belivaldo Chagas ganha força para futuras disputas eleitorais. Mostrando sua liderança e credibilidade junto ao Diretório Nacional, ele assumiu na sexta-feira (24) o comando estadual do Partido Social Democrático (PSD).
Com a presença de Gilberto Kassab, presidente nacional do partido, o ex-governador sergipano vai comandar o partido no processo eleitoral de 2024, quando teremos eleições municipais.
Líderes políticos e filiados ao PSD já começam a levantar a bandeira de que Belivaldo dispute um mandato político nas próximas eleições, sendo a Prefeitura de Aracaju o alvo do PSD. Aracaju é atualmente administrada por Edvaldo Nogueira, presidente estadual do PDT.
Belivaldo afirmou no final de seu mandato, ao ser questionado por jornalistas, que não disputaria mais nenhum cargo político e que iria se recolher à sua casa em Simão Dias e descansar. Porém, com os diversos pedidos, o ex-governador já não descarta a possibilidade de disputar a Prefeitura de Aracaju ou o Senado Federal daqui há quatro anos, quando duas vagas estarão em disputa. O governo poderá ter dois candidatos: o próprio Belivaldo, e o senador Alessandro Vieira, que declarou à Jovem Pan Aracaju o desejo de disputar a reeleição.
Bom lembrar que quando deixou o governo do estado, Jackson Barreto (MDB) também declarou que não disputaria mais nenhum mandato eletivo, mas bastou uma pressão dos correligionários para ele mudar de ideia e aceitar disputar o Senado. A diferença de Jackson para Belivaldo, é que Jackson ao declarar que não disputaria mais nenhum mandato, pediu para que seus eleitores não votassem nele, caso o mesmo viesse a ser candidato nas eleições futuras. E o povo seguiu à risca não o elegendo senador. Já Belivaldo, mesmo declarando que não disputaria mais nenhum mandato, tem a vantagem de não ter feito o mesmo apelo aos eleitores sergipanos.
PT e a coerência de Rogério
Tendo uma votação expressiva na eleição passada, o tornando a principal oposição de Sergipe, o senador Rogério Carvalho (PT) continua sendo rifado dentro do partido ao tentar colocar em execução o seu projeto de oposição responsável e democrática ao governo estadual. Setores do Partido dos Trabalhadores lutam para não permitir que o partido faça oposição ao atual governo do estado. Muitos desses defensores são “petistas” acostumados ao poder e que não conseguem se manter longe do governo e dos gordos cargos comissionados. A postura desses “petistas” só prejudica o partido e, principalmente Rogério, que mesmo derrotado nas urnas, a pesar da pouca diferença de votos, foi eleito pelos sergipanos a ficar na base de oposição ao governo Fábio Mitidieri (PSD). O comportamento desse grupo defensor de cargos comissionados mais atrapalha do que ajuda o partido na consolidação de um projeto de governo para 2026, quando Rogério Carvalho deverá disputar o governo mais uma vez. Está claro que há dois PTs em Sergipe: o dos coerentes, que defendem uma oposição responsável, e o dos hipócritas, que estão preocupados apenas com o poder e o povo lá de casa, ou seja, da casa deles, independente de ideologia política. Ah! Parabéns ao grupo liderado pelos petistas Joel Almeida, Professor Dudu e Ana Lúcia, que não se rendem e não se vendem. Petistas históricos e coerentes ao projeto do partido. A outra corrente, oposta aos ideais do partido, meus pêsames.
Dudu na Prefeitura
Mesmo não estando entre os 24 eleitos para a Assembleia Legislativa de Sergipe, o Professor Dudu, intransigente defensor dos direitos dos trabalhadores, se fortalece para disputar a Prefeitura de Estância em 2024. Dudu foi o candidato que obteve a maior votação para deputado estadual em sua cidade natal. Ele ainda não anunciou se disputará a Prefeitura da cidade jardim, mas diz estar à disposição do partido e do seu grupo para encarar qualquer desfaio. Sem nenhuma dúvida, a possível eleição de Dudu à Prefeitura de Estância, seria um feito histórico para o partido, mas principalmente para a Corrente Articulação de Esquerda. Boa sorte ao comandante Dudu.
Moro se vitimizando
O ex-juiz Sergio Moro, hoje senador da República, tido como o paladino da moralidade, aproveitou a Operação da Polícia Federal que desarticulou uma quadrilha ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que articulava sequestrar e matar autoridades brasileiras, incluindo ele mesmo, para se vitimizar, após o presidente Lula afirmar em uma entrevista ao canal 247 que gostaria “de f… com Sergio Moro”, após ter passado 580 dias preso em Curitiba, numa operação suspeita e enraizada de irregularidades e abusos de poder, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todos os processos. Só lembrando que Sergio Moro é o principal responsável pela destruição de mais de 4 milhões de postos de trabalho no país, segundo o Dieese, por ter punido e fechado empresas e não apenas seus executivos, supostamente envolvidos em casos de corrupção. Portanto, essa vitimização do senhor Sergio Moro não nos engana. O que ele queria, conseguiu: os holofotes da grande mídia, que sempre o protegeu, mesmo tendo sido um juiz fora da lei.
Com vontade de trabalhar
O governador Fábio Mitidieri (PSD) vem recendo elogios de vários prefeitos, até mesmo de partidos que não fazem parte da base aliada, por seu desempenho à frente do governo estadual. Um dos motivos pelos elogios é a implantação do projeto “Sergipe é Aqui”, em que o governador e sua equipe escolhem uma cidade do interior para ser a sede do governo por algumas horas. Nesse dia, a população da cidade e região tem à sua disposição vários serviços públicos, que geralmente só conseguem obtê-los indo à capital, mas graças a iniciativa, conseguem atendimento e a solução dos problemas em um único dia e o mais importante: pertinho de sua casa. O governador tem recebido elogios, também da população, por importantes iniciativas nas áreas da assistência social, segurança e infraestrutura. Que essas ações e vontade de trabalhar não parem no meio do percurso.
Laércio mira o governo
O senador Laércio Oliveira (PP) está no Senado, mas já com os olhos no Governo de Sergipe. Após anos na Câmara Federal, o senador eleito na eleição de 2022, não tem a pretensão de passar mais de 8 anos no Senado. Ele pretende disputar o Governo do Estado em 2030, tendo o apoio de Fábio Mitidieri, caso até lá não se afaste do grupo governista. Em uma entrevista concedida a este jornalista, Laércio revelou que seu sonho é ser governador de Sergipe, e que o estado ganharia muito mais o tendo como governador do que parlamentar. Com a palavra os eleitores.
Prefeito preocupado com a mulher
O prefeito de Santo Amaro, Paulo César, já se articula para disputar à reeleição. Com isso, vem conversando com muitas lideranças políticas e não descarta um convite a líder da oposição Simone da Lotérica para compor sua chapa. Simone está crescendo bastante no conceito da população santoamarense, o que vem deixando o prefeito preocupado. Carismática e reconhecida como a melhor gestora da saúde de Santo Amaro, ela anunciou no programa Informe Cidade da Rádio Cidade FM, emissora local, que pretende disputar a Prefeitura com o apoio do ex-prefeito Chileno. Por ser mulher e empreendedora, Simone pode se tornar a primeira mulher prefeita do município, distante 35 km de Aracaju, derrotando um gestor no poder. É perceptível que Paulo César está preocupado com a força da mulher, o que vem fazendo perder muitos cabelos em decorrência do crescimento político de sua principal concorrente.
Edvaldo no Senado
Já é dado como certo que Edvaldo Nogueira disputará em 2026 uma vaga ao Senado Federal, com o apoio do grupo governista. Ele deixa a Prefeitura de Aracaju no final do ano que vem, quando completará 8 anos de dois mandatos consecutivos a frente da administração municipal, não podendo disputar à reeleição. O apoio dele a candidatura de Fábio Mitidieri passou pelo acordo político para 2026, quando duas vagas estarão em disputa. Vale ressaltar que o histórico revela que Edvaldo não é bom de urnas para o Parlamento. Em todas as tentativas de emplacar um nome para o Parlamento, seja estadual ou federal, não obteve sucesso. Será que tendo ele agora como o personagem principal terá êxito? Só as urnas dirão.
Rádio independente incomoda classe política do Vale do Cotinguiba
A classe política de Santo Amaro e região do Vale do Cotinguiba tem se incomodado bastante com a linha editorial da Cidade FM – 105.9, emissora de rádio sediada em Santo Amaro, mas que detém uma grande audiência também em algumas cidades da região, que escutam a emissora tanto pelo dial, como pela internet. E o programa Informe Cidade, liderado pelo jornalista Paulo Sousa, e com a participação do jornalista Bruno Balbino, tem despertado o desespero de políticos da região, não satisfeitos com o programa que adotou uma linha investigatória, com ampla participação dos ouvintes, que usam o espaço democrático para denunciar, protestar e reivindicar dos poderes públicos ações de melhorias em sua comunidade. O programa jornalístico, que vai ao ar de segunda a sexta, das 12h às 13h30, fez acordar uma população que estava adormecida para os problemas sociais que os atingem todos os dias. Ah! Lembrar que a emissora foi premiada recentemente como a rádio destaque de 2022 pela empresa AMO Pesquisa, Publicidade e Revista, por ser a mais ouvida em Santo Amaro e região, comprovado em pesquisa de opinião púbica.
Paulo Sousa é jornalista, editor-geral do Hora News e colunista responsável pelo Direto ao Ponto.
Comente