Barragem rompe em Pedro Alexandre e coloca em alerta população de Carira

A população de Pedro Alexandre (BA), distante 435 km de Salvador (BA), e 174 km de Aracaju (SE), está apavorada. É que a barragem do Povoado Quati, localizada no município do interior baiano, próximo a divisa com Sergipe, rompeu nesta quinta-feira (11) e alagou várias comunidades locais, podendo ocorrer o mesmo com cidades vizinhas, tanto na Bahia como em Sergipe, a exemplo de Carira.

Segundo a Defesa Civil de Pedro Alexandre, o rompimento da barragem foi provocado pelas fortes chuvas que caem na região do Rio do Peixe. A Prefeitura decretou estado de calamidade e emergência após a cidade ter sido alagada.

A cidade de Coronel João Sá (BA), que fica a pouco mais de meia hora de Pedro Alexandre, também corre risco de ser tomada pelas águas. A água que vazou da barragem segue o curso do Rio do Peixe, sendo que por volta das 16h já havia chegado a comunidades de Coronel João Sá.

De acordo com a Defesa Civil, o percurso do rio entre as duas cidades é de aproximadamente 80 km, mas não há até o momento informações da velocidade da água. Porém, o risco das águas invadirem as casas é eminente.

Preocupada com essa situação, a Defesa Civil de Carira, distante 60 km de Pedro Alexandre, e 35 km de Coronel João Sá, já emitiu alerta à população quanto a possibilidade das águas do rio baiano chegarem a cidade sergipana.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou a BR-235, na altura do km 25, por que as águas da barragem invadiram a pista, impossibilitando o tráfego de veículos na região.





Foto: PRF/Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

Categorias

/* ]]> */