A Associação Sergipana do Ministério Público-ASMP realizou na manhã desta segunda-feira, 16, na sede da entidade, a entrega da Comenda Valdir de Freitas Dantas a deputados estaduais e de Moção de Reconhecimento a jornalistas e ao diretor-presidente da AGRESE.
Receberam a Comenda Valdir de Freiras Dantas os deputados estaduais Georgeo Passos (REDE), Dilson de Agripino (PPS), Diná Almeida (PODEMOS), Iran Barbosa (PT), Janier Mota (PR), Luciano Pimentel (PSB) e Maria Mendonça (PSDB). A deputada Kitty Lima também receberia a Comenda, mas, por problemas de saúde, não pode comparecer à solenidade.
A Comenda foi entregue aos deputados em reconhecimento por suas contribuições para o engrandecimento do Ministério Público e a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária.
A Moção de Reconhecimento subscrita pela Diretoria da ASMP foi entregue aos jornalistas Paulo Sousa, da Rádio Jovem Pan e do portal Hora News, Claudio Nunes, colunista da Infonet, representado pelo colega Rosalvo Nogueira.
A Moção foi conferida em reconhecimento à cobertura jornalística da tramitação do PLC15/2019, que restringiu a capacidade eleitoral passiva, ou seja, a possibilidade de promotores de Justiça comporem lista tríplice para escolha do procurador-Geral.
O diretor da AGRESE, Luiz Hamilton Santana de Oliveira, também recebeu a Moção, por sua contribuição para o estabelecimento de diálogo institucional entre a ASMP e o Governo de Sergipe, no mesmo episódio.
O presidente da ASMP, Nilzir Vieira, abriu a solenidade com um breve discurso, em que expressou os mais sinceros agradecimentos da Diretoria aos homenageados. Lembrou a posição assumida pela entidade de classe contrária ao Projeto de Lei Complementar nº 15/2019 (“PL do Retrocesso”), que suprimiu a capacidade eleitoral passiva de 80% dos membros do Ministério Público de Sergipe, e revogou um modelo que permitia a ampla participação da classe no processo de escolha do procurador-Geral de Justiça, como ocorre em 90% dos Ministérios Públicos.
Nilzir Veira mencionou a importância fundamental da democracia, uma das principais missões do Ministério Público, e lamentou que esse valor tão caro para os membros da Instituição tenha sido atingido, na medida em que a imensa maioria dos membros da carreira foi privada da possibilidade de concorrer ao cargo de procurador-Geral.
A solenidade foi acompanhada por associados da ASMP, representantes de entidades de classe (ADPESE e ADEPOL), e amigos e familiares dos homenageados. Os parlamentares agraciados com a comenda agradeceram a homenagem e lembraram o valor da luta travada pela ASMP em defesa da democracia.
Também fizeram uso da palavra o Dr. Luiz Hamilton Santana, acompanhado de esposa e filhos, e os jornalistas Paulo Sousa e Rosalvo Nogueira, expressando a satisfação em receber a homenagem.
Será agendado um dia específico para a entrega da Comenda Valdir de Freitas Dantas aos familiares da Dra. Maria Creuza Brito de Figueiredo, Procuradora de Justiça e Diretora de Aposentados da ASMP, falecida em 2 de outubro deste ano, que também foi agraciada com a comenda, em homenagem póstuma.
Sobre Valdir de Freitas Dantas
Valdir de Freitas Dantas, promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe, natural de Aracaju, foi assassinado em março de 1998, quando fazia a sua tradicional caminhada matinal, na rodovia de acesso ao município de Cedro de São João, Comarca onde ele atuava e fazia um combativo trabalho contra a corrupção.
Por Bruna Carvalho
Foto: ASMP
Comente