Aracaju poderá ter a primeira prefeita trans de sua história; bancada do amém; Deso privatizada?

As eleições municipais se aproximam e as discussões em torno das principais candidaturas já começaram. Aracaju será o centro das principais disputas, tendo o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) como o principal protagonista, juntamente com o governador Fábio Mitidieri (PSD), que devem analisar o nome a suceder o atual prefeito.

Um dos nomes que tem a simpatia do prefeito é o de Luiz Roberto, ex-presidente da Emsurb, que concorreu à Câmara Federal, mas não obteve êxito na disputa. Ele ocupa atualmente o cargo de secretário de estado do Desenvolvimento Urbano e da Infraestrutura. Outro que também tem chances de ser o escolhido é o vice-governador Zezinho Sobral (PDT), que exerce o cargo de secretário estadual da Educação. Ele e Luiz Roberto são da confiança de Edvaldo e de Fábio.

Por outro lado, surge um nome novo que pode, a depender das alianças políticas, surpreender a população aracajuana: a deputada estadual Linda Brasil (PSOL). Obtendo uma expressiva votação para a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), após ter sido a mais votada para a Câmara de Aracaju, setores da esquerda já defendem o nome dela para concorrer à Prefeitura de Aracaju, numa aliança com o PT e uma frente de esquerda.

Linda Brasil tem o apoio do partido, mas a maioria do PT defende um nome próprio, até por se sentir fortalecido com a eleição do presidente Lula, e por não abrir mão do protagonismo da esquerda em Sergipe.

Linda entra forte na disputa por vários fatores, entre eles, ser a primeira mulher trans a ocupar os dois parlamentos, o municipal e o estadual, defensora das principais pautas do movimento progressista, mas principalmente, por ser uma parlamentar independente. Será que teremos a primeira prefeita trans da história de Aracaju? Só o tempo dirá.

Privatização

O governador Fábio Mitidieri (PSD) afirmou neste sábado que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) precisa se modernizar para melhorar o atendimento à população. Mesmo não defendendo publicamente uma privatização da empresa, fontes do governo não descartam uma privatização futura.

“A Deso precisa da concessão para se modernizar e entregar um serviço melhor à sociedade. Vamos enfrentar esse debate sobre a Deso, porque é um assunto delicado e que existe polêmica sobre o assunto, o que é absolutamente natural”, declarou Fábio Mitidieri, acrescentando que no momento não pensa em fazer mudanças na empresa.

“Não penso em mudanças por agora. Acabamos de montar a equipe e todos estão correspondendo bem… Estou feliz com nosso time”, concluiu.

Fontes do governo revelaram ao jornalista Diógenes Brayner que a “Deso pode ser privatizada ou passar ao sistema PPP, para servir com maior eficiência aos seus usuários, além de tirar um peso financeiro do Estado”.

Os perigos das Associações Pró-Moradia

Um negócio que à primeira vista parece ser bem vantajoso, pode ser uma boa armadilha para lacrar mais um cliente desavisado. Nas entrelinhas, essas aquisições de imóveis ofertados por “incorporação” travestida de cooperativa, podem ser uma verdadeira “pegadinha” que pode trazer aos adquirentes uma enorme dor de cabeça, a curto, médio e longo prazo.

“Essas Associações são uma ilegalidade. Nas construções para a venda de móveis, existem dois tipos definidos por uma lei específica: ou é uma cooperativa ou uma incorporação. O grande problema é que a associação pró-moradia é uma atividade de incorporação travestida de cooperativa, usando a regra da cooperativa para aferir lucros de incorporação”, alerta o presidente da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas, Luciano Barreto, em entrevista à Jovem Pan.

Ainda, segundo o experiente e respeitado empresário da construção civil em Sergipe, após a entrega do imóvel os proprietários passam a ser os responsáveis por qualquer problema técnico que venha surgir posteriormente. Enquanto o imóvel construído por uma incorporadora tem todas as garantias possíveis, em que a empresa se responsabiliza por questões de ordens trabalhistas, bem pelo projeto arquitetônico e de engenharia, as Associações não assumem nenhuma dessas responsabilidades, sendo os donos dos imóveis os responsáveis por tudo que venha ocorrer na edificação. Em outras palavras, o barato pode sair caro. Portanto, desconfie e fuja de propostas “vantajosas”, como essas, e na hora de comprar um imóvel, procure sempre uma incorporadora séria e de credibilidade no mercado.

Diploma

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) e a Federação Nacional dos Jornalistas, juntamente com a Associação Sergipana de Imprensa (ABI), lançaram na semana do Jornalista, em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, a campanha pela aprovação da PEC do Diploma, Proposta de Emenda à Constituição, que está pronta para ir ao plenário da Câmara dos Deputados, que resgata a obrigatoriedade do diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista.

Atualmente, o diploma é facultativo na iniciativa privada, porém em alguns estados, a exemplo de Sergipe, a Convenção Coletiva de Trabalho exige o diploma para exercer a profissão. Já no serviço público, os editais de concurso exigem a obrigatoriedade da formação superior em Jornalismo para exercer a profissão.

De autoria do então senador sergipano Antônio Carlos Valadares, a PEC foi aprovada em 2012 pelo Senado por quase unanimidade dos senadores, mas aguarda que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, a coloque na pauta de votação.

Pesquisas anteriores dão conta que a maioria dos parlamentares apoia a proposta, como forma de resgatar o respeito, a dignidade e a qualidade na informação a ser levada ao público. Em Sergipe, o sindicato tem procurado os deputados e deputadas federais a abraçarem a causa da categoria jornalística. A recepção, segundo o presidente do SINDIJOR, Milton Alves Júnior, tem sido muito boa.

O Hora News, veículo de imprensa profissional que preza pela verdade e qualidade na informação jornalística, apoia integralmente a PEC dos Jornalistas.

Tragédia em Blumenau

Esta semana o Brasil foi manchete na imprensa nacional e internacional com a tragédia ocorrida numa creche de Blumenau (SC), quando um jovem de 25 anos entrou na unidade escolar e matou quatro crianças. O ataque foi realizado com uma machadinha na creche particular Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no Bairro Velha, em Blumenau.

Segundo a Polícia Militar, o criminoso pulou o muro da instituição e executou os ataques de forma aleatória. As vítimas têm entre quatro e sete anos. Após perceber que os professores estavam defendendo as crianças, o homem pulou o muro novamente e saiu de moto em direção ao posto policial, onde se entregou. Ele vai responder por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídio. O criminoso já tem várias passagens pela polícia.

A força de Rogério e a defesa de Sergipe

Fruto das articulações que o senador Rogério Carvalho (PT/SE) têm feito nos últimos três meses, junto ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a estatal anunciou que vai destinar para o projeto “Sergipe Águas Profundas” dois navios-plataformas com a capacidade para a produção de processar até 120 mil barris de petróleo e 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

O petista comentou, em várias oportunidades, que, com as reservas expressivas de óleo leve e considerado de boa qualidade, a cerca de 100 km da costa, o reinício das operações fará com que Sergipe impulsione a produção de petróleo e a oferta de gás natural no país, atraindo novas oportunidades para o setor e ao estado.

As ações do mandato do senador Rogério Carvalho não negam que ele tem sido um dos principais, senão o principal defensor de Sergipe no Congresso Nacional. Mesmo não sendo governador, Rogério tem aproveitado do prestígio que tem no governo Lula para trazer ações e obras para o nosso estado. “É inegável que o Rogério tem conseguido muitas obras para Sergipe, mesmo ele tendo perdido a eleição de governador. É inegável que ele vem trabalhando muito em prol do desenvolvimento do estado”, admite um aliado do governo ao Hora News.

Dr. Manoel Marcos na Alese

O vereador Manoel Marcos, conhecido popularmente por Dr. Manoel Marcos, conceituado e respeitado ginecologista e obstetra sergipano, assumirá nos próximos dias uma cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Ele assumirá após os titulares da vaga integrarem o quadro de secretariado do governo Fábio Mitidieri.

Conhecedor da saúde e grande defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), Manoel Marcos levará à Alese sua experiência de vereador, bem como projetos que visam melhorar o atendimento da população carente no sistema de saúde do estado, além de programas de desenvolvimento social e combate à pobreza. A Alese se fortalece com a presença de Dr. Manoel Marcos, e o povo sergipano ganha com um mandato participativo e voltado às causas populares.

Bancada do Amém

Em Santo Amaro, os vereadores da bancada do prefeito aprovaram a rejeição das contas do ex-prefeito Chileno, que se diz injustiçado e perseguido por ter feito críticas construtivas à Câmara Municipal, que tem deixado muito a desejar na defesa da população santoamarense. A decisão da rejeição das contas, segundo revelou Chileno ao programa Informe Cidade (Cidade FM 105.9), se deu após reunião do prefeito Paulo César com o presidente da casa legislativa, Alberto de Souza, e os demais vereadores. Por se render ao sistema do governo municipal em detrimento do sofrimento da população, a atual legislatura é conhecida na cidade como a bancada do amém.

Vaga de conselheiro

Com a morte do conselheiro Carlos Pinna, o governador Fábio Mitidieri está livre para indicar um nome para ocupar a vaga deixada por Pinna. Após a indicação, o nome escolhido passará por análise e aprovação da Assembleia Legislativa de Sergipe.

O governador ainda não se manifestou sobre a escolha do nome, mas a análise dos nomes já deve ocorrer nesta semana. O pai do governador, o ex-deputado estadual Luiz Mitidieri, deve participar das discussões, orientando o filho na escolha do novo conselheiro.

O papel importante do MP na expansão do Centro Educacional Vitória de Santa Maria

Em um encontro recheado de emoção e diálogos construtivos, o Ministério Público de Sergipe, o Governo do Estado e o Município de Aracaju avançaram no projeto de reforma e expansão do Centro Educacional Vitória de Santa Maria, localizado no Bairro Santa Maria, em Aracaju. A unidade escolar, que representa um marco no desenvolvimento da comunidade, passará a ofertar em breve a modalidade do ensino profissionalizante.

A construção do projeto, que tem a articulação direta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação e da 6ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, Especializada na Defesa dos Direitos à Educação de Aracaju, também conta com as contribuições do corpo docente e dos gestores do Centro Educacional, além da população do bairro, através das demandas levadas ao órgão ministerial.


Paulo Sousa é jornalista, editor-geral do Hora News e colunista responsável pelo Direto ao Ponto.

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */