O grupo de petistas liderados pelo senador Rogério Carvalho, incluindo João Daniel, que é o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), saiu derrotado na eleição para escolha do novo segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Inicialmente, o partido escolheu o nome da deputada federal Marília Arraes (PT-PE), que foi rifada em 2018 pelos caciques do PT na disputa pelo governo de Pernambuco, mas após negociações políticas que tiveram a participação de Rogério Carvalho, o nome do deputado federal João Daniel, braço direito do senador, foi o indicado para ser o candidato do partido na disputa pelo cargo.
Porém, o grupo que acompanha Marília Arraes não deixou de graça o que eles chamaram de traição, já que o PT havia se comprometido em apoiar o nome da pernambucana, mas mudou para João Daniel por interferência de Rogério Carvalho. Contrariando o regimento do partido, Marília Arraes se lançou candidata avulsa e derrotou João Daniel, tendo votos inclusive de deputados do Centrão.
No primeiro turno da votação, João Daniel obteve 166 votos contra 172 de Marília Arrães. A disputa foi para o segundo turno e mais uma vez o candidato de Rogério Carvalho foi derrotado: 192 a 168.
Rogério Carvalho se fortaleceu no Senado ao se eleger terceiro secretário da Mesa Diretora da casa legislativa, mas amargou uma grande derrota na Câmara ao não eleger seu principal escudeiro: João Daniel.
Por Redação
Foto: Divulgação
Comente