O prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD), conseguiu um feito quase que inacreditável na política: não ter oposição ao seu governo na Câmara Municipal. O prefeito conseguiu atrair para o seu grupo todos os vereadores, que agora só sabem dizer amém para a sua administração municipal.
O município conta hoje com 11 vereadores: Pastora Salete (PRB), Professor Roberto (PROS), Aracê Pereira (PSB), Toinho da Toyota (MDB), Jorge Rabelo (PSC), Iracema Albuquerque (MDB), Adelmo (PSD), Wilson Bernardes (MDB), Jailson Pereira (PSD), Alberto Macedo (PROS) e Greissy Cristina, mais conhecida por Guega, (PTdoB).
A situação confortável do prefeito Airton Martins prejudica a população, que fica refém de uma gestão que não tem oposição para confrontá-la.
Enquanto o prefeito não tem ninguém para incomodá-lo, politicamente falando, os moradores de algumas áreas periféricas estão à mercê da sorte. Nessas áreas não há esgotamento sanitário nem pavimentação. A situação de miserabilidade é comprovada por dados oficiais do IBGE, que revelam um grande número de desempregados no município.
Moradores se queixam que já procuraram a Câmara de Vereadores para cobrar do prefeito ações de melhorias na região, mas a maioria dos vereadores faz ouvido de mercador. Ou seja, escuta as reclamações dos populares, mas não faz a devida cobrança ao prefeito.
“Os vereadores se reúnem apenas duas vezes na semana, são sessões protocolares, abrem e fecham e nada produzem para a nossa comunidade. Infelizmente, temos um poder legislativo totalmente aliado ao prefeito que ignora a população. Enquanto eles então muito bem, nós estamos passando por dificuldades e sendo esquecidos pela gestão de Airton”, desabafa o morador José Alvenan, um dos milhares de barra-coqueirenses que sofrem com o desemprego.
A mesa diretora da Câmara da Barra é composta pelos vereadores: Professor Roberto – presidente; Wilson Bernardes – vice-presidente; Iracema Albuquerque – primeira secretária, e Aracê Pereira – segundo secretário.
A vereadora Guega, foi a única eleita efetivamente pela oposição, mas logo em seguida aderiu à bancada do prefeito por não resistir as tentações do poder.
A Barra dos Coqueiros tem uma população de pouco mais de 28 mil habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,649, considerado um dos piores do país.
Foto: Arquivo Câmara
Comente