Sergipe tem representante na Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), composta por senadores e deputados de diferentes partidos políticos, com a missão de defender uma educação pública de qualidade para as crianças, jovens e adultos brasileiros.
O senador Alessandro Vieira (PSDB/SE) tomou posse como vice-presidente da Educação Básica, durante evento realizado na noite de terça-feira (18). A nova Mesa Diretora e o Plano de Trabalho para a legislatura 2023 – 2024 foram apresentados, tendo a deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP) como presidente, a deputada federal Ana Pimentel (PT/MG), vice-presidente, e o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT/CE), secretário-geral.
O senador sergipano destacou a importância da Frente Parlamentar Mista da Educação para o desenvolvimento do setor educacional em nosso país.
“Ao promover o diálogo e a cooperação entre diferentes setores da sociedade, como professores, estudantes, gestores educacionais e especialistas, a Frente Parlamentar Mista da Educação se torna um espaço democrático para o debate e a construção de soluções efetivas para os desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro. Com um trabalho conjunto e comprometido, podemos avançar em direção a uma educação de qualidade, inclusiva e acessível para todos os brasileiros”, aponta.
Alessandro Vieira tomou posse como vice-presidente da Educação Básica, e ressaltou que a educação básica de qualidade é um fator determinante para o desenvolvimento econômico e social de um país.
“A educação básica de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. É através dela que se garante o acesso ao conhecimento e a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional de forma plena. Por isso, é fundamental investir na melhoria da educação básica em nosso país, garantindo a formação de professores qualificados, a oferta de materiais e recursos didáticos adequados, além de políticas públicas que garantam o acesso universal e equitativo à educação de qualidade. Investir na educação básica é investir no futuro do país e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.
Através de audiências públicas, seminários, debates e outros eventos, a Frente Parlamentar Mista da Educação busca promover a conscientização e a mobilização da sociedade em torno das questões educacionais, além de pressionar o poder público para que as demandas e necessidades da área sejam atendidas de forma mais efetiva.
“É uma honra presidir esta nova fase da FPME e garantir que as propostas relevantes avancem. Agora é o momento de batalharmos para que haja infraestrutura para a educação avançar. São mais de 15 comissões atuantes, 200 parlamentares e muitos apoiadores que estão dispostos a levar a educação a sério no Brasil. Muitas pessoas que vêm de lugares diferentes se juntaram para realmente fazer a diferença e dar conta de todo o retrocesso que passamos nos últimos anos”, disse a deputada Tabata Amaral, presidente da Frente.
Primeira medida da Frente
A Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) vai instaurar coordenação temporária para tratar do tema de violência nas escolas, após casos em São Paulo e Blumenau/SC em apenas 10 dias. Além de debater uma política nacional de saúde mental nas escolas, protocolos de segurança, monitoramento de discurso de ódio e demais ações para evitar que essas tragédias voltem a acontecer. O objetivo é chamar especialistas e vítimas dessa violência para propor ações para o Legislativo e para o Executivo.
Por Laisa Bonfim
Foto: Divulgação
Comente