Alessandro Vieira protocola impeachment de Dias Toffoli e Alexandre de Moraes

Indignado com a atitude do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que censurou reportagem da Revista Crusoé e do site O Antagonista, que revela suposta ligação do ministro Dias Toffoli, presidente do STF, com o executivo Marcelo Odebrecht, investigado e condenado na Operação Lava Jato, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou nesta terça-feira (16) dois pedidos de impeachment no Senado Federal.

Os pedidos foram apresentados à Mesa Diretora do Senado contra os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. Segundo o senador, os dois cometeram crime de responsabilidade e abuso de autoridade.

O ministro Alexandre de Moraes, que chegou ao STF por indicação do ex-presidente Michel Temer, que responde processo na Justiça por corrupção e formação de quadrilha, comemorou o arquivamento da CPI da Lava Toga no Senado, que havia sido proposta pelo senador sergipano.

“O desrespeito desses dois ministros ao básico do direito brasileiro exige uma reação. Eles avançaram qualquer linha razoável na democracia. Abusaram flagrantemente do poder que têm para constranger denunciantes e críticos”, afirmou o senador à Agência Senado.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve decidir se o pedido de impeachment será arquivado ou se terá prosseguimento. Caso seja aceito, será instalada uma comissão de 21 senadores para emitir parecer. A decisão final caberá ao Plenário. O quórum para o impeachment de um ministro do STF é de dois terços da Casa, ou seja, 54 senadores.







Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */