Preocupado com a crescente divulgação de notícias falsas, principalmente nas redes sociais, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou no Senado um projeto de lei que exige a verificação de fake news e o envio de notificação ao usuários que tenham sido expostos à desinformação.
Para o senador Alessandro Vieira, o alerta para todos os usuários afetados pela notícia falsa reduzirá o alcance da desinformação. Ele observa que as fake news passaram a ser caso de saúde pública. “Combater as fake news passou a ser uma questão de saúde pública”, observa o senador.
O projeto de lei passará pelas comissões do Senado para depois ir à votação no plenário. Sendo aprovado, será encaminhado para o presidente da República sancionar ou vetar. Em caso de veto, o Congresso tem a prerrogativa de derrubá-lo.
Os deputados federais Filipe Rigoni (PSB-ES) e Tabata Amaral (PDT-SP) também apresentaram matéria legislativa com o mesmo objetivo na Cãmara dos Deputados.
Fake News
Nesta sexta-feira as redes sociais e até mesmo alguns sites “jornalísticos”, ligados a extrema direita, divulgaram uma fake news sobre a ex-primeira dama Marisa Letícia. A falsa notícia dava conta que ela tinha deixado um inventário no valor de R$ 256 milhões proveniente de investimentos em CDB.
Por Redação
Foto: Agência Senado
Comente