O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que luta no Senado para instalar a CPI da Lava Toga, que visa investigar comportamentos inadequados de ministros de cortes superiores, lamentou a pressão que alguns senadores estão sofrendo para retirar o nome da lista da CPI. A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) é um dos nomes que recuaram após assinar o requerimento.
“Ela que deve responder sobre isso”, diz o senador Alessandro Vieira, que também cobra do senador Rogério Carvalho (PT) explicação por não ter assinado o requerimento. “Também neste caso ele é que deve responder”, provoca.
De acordo com Alessandro Vieira, o fato de muitos senadores responderem a processos na Justiça tem provocado medo em alguns na hora de assinar o documento. Para o senador sergipano, alguns colegas têm confundido pessoas com instituições.
“Temos senadores que são processados, outros que têm líderes, amigos ou parentes processados e por isto têm medo. Outros confundem pessoas com instituições e alegam medo de crise institucional”, explica, salientando que os senadores que assinaram a lista demonstraram coragem e compromisso com a população.
“Aqueles que assinaram ouviram a demanda das ruas e mostraram coragem. Os outros prestarão contas aos respectivos eleitores”, salienta Alessandro, observando que por ser uma demanda da sociedade vai continuar insistindo na aprovação da CPI. “A demanda pela CPI é da sociedade. Vamos seguir na luta”, conclui.
Por Paulo Sousa
Foto: Rosalvo Nogueira
Comente