O advogado criminalista José Leal de Sousa Rodrigues Júnior, de 42 anos, foi assassinado nesta sexta-feira (18), no Loteamento Garcia, Bairro 13 de Julho, em Aracaju.
Segundo informações de populares, o carro do advogado foi atingido por vários disparos de arma de fogo, feitos por um homem desconhecido que estava na garupa de uma motocicleta.
O advogado foi executado quando saia do condomínio onde morava. O enteado, de 20 anos, também foi atingido e levado para o hospital.
A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB-SE) emitiu uma nota pública.
A entidade lamentou a morte do profissional do Direito e cobrou apuração rigorosa da Polícia Civil na identificação e prisão dos autores do crime.
Nota Pública
É com imenso pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) recebeu nessa madrugada a notícia do falecimento do advogado, José Leal de Sousa Rodrigues Júnior.
Desde as primeiras horas, o presidente da OAB/SE, Danniel Alves Costa, manteve contato direto com o delegado Geral da Polícia Civil, Tiago Leandro, que assegurou a realização de uma investigação célere e firme para identificar o autor desse crime, mas, principalmente, para que haja uma punição sob o rigor da lei.
Lael era um advogado criminalista e, agora, é mais uma vítima de homicídio, assim como tantos casos que aconteceram no Brasil recentemente. Havendo indícios da prática criminosa relacionada ao exercício profissional da advocacia, a Ordem vai adotar todas as medidas cabíveis, afinal, um ataque à advocacia é um ataque à Democracia e à Justiça!
Nesse momento de dor, além de manter os serviços da Ordem à disposição, manifestamos a nossa sincera solidariedade à família da vítima, especialmente à advogada que também teve seu filho vítima dos disparos.
A OAB Sergipe acompanhará de perto cada passo das investigações e cobrará, incansavelmente, Justiça. Não permitiremos que esse crime seja esquecido ou subestimado. A advocacia deve, mais do que nunca, se manter unida e vigilante, pois um ataque contra qualquer advogado é um ataque contra todos nós. Juntos, não daremos descanso até que a justiça seja feita e que a impunidade não prevaleça.
Já providenciamos a nomeação de uma comissão especial formada pelos presidentes das comissões de defesa das Prerrogativas e de direitos humanos para que acompanhe cada fase das investigações.
Não aceitaremos nenhum ato de violência contra a advocacia.
Diretoria da OAB Sergipe
Por Redação
Foto: OAB-SE
Comente