A Associação Baiana dos Advogados Civilistas (ABAC), presidida pela advogada D’Jane Silva, está mobilizando as Seccionais da OAB de todo o país, junto ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), para que a entidade máxima da advocacia brasileira aprove o afastamento do advogado Danniel Costa da presidência da OAB Sergipe.
De acordo com a entidade, a Seccional de Sergipe não deu o devido amparo a advogada Bruna Hollanda, que acusa o advogado Ricardo Almeida de estuprá-la ao retornarem de uma festa em Aracaju.
“É chegada a hora de iniciarmos e vivermos o nosso ciclo; um ciclo de mulheres unidas, gestoras, autônomas, capazes e com total independência. Infelizmente, não era este o acontecimento que queríamos, mas não podemos nos envergonhar e fingir que não aconteceu na nossa casa. E, não é pelo fato de não ter sido na nossa seccional, que não iremos tomar providências. Vamos Sim!”, escreveu a presidente da ABAC.
A entidade baiana da advocacia envio ofício ao presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, pedindo o imediato afastamento de Danniel Costa da direção da Seccional de Sergipe.
“A ABAC, instituição com sede na Bahia, tomou conhecimento e se solidarizou com a colega sergipana, Bruna Holanda, que rompeu as barreiras e se mostrou para todas nós. Com isso, na data de ontem (21/03/24), enviamos ofício à presidência do Conselho Federal, dirigida por Beto Simonetti, para que afaste o presidente da OAB/SE. Era o que queríamos? Certamente que não! Porém, diante dos fatos, não tivemos outra alternativa, principalmente porque somos presidida por uma mulher, a advogada D’Jane Silva, combativa e amante da advocacia”, justifica a Associação dos Advogados.
“Não pretendemos misturar as coisas, apenas colocando ordem na Ordem, para que sirva de lição, para eles e também para elas, que não somos cúmplices, somos advogados! Cumpriremos nosso papel. Por isso, respeitando a forte instituição que é a Ordem dos Advogados do Brasil, a ABAC conclama as Mulheres presidentes de seccional do país para que se manifestem”, acrescenta a nota da entidade.
Conselho Federal
O Hora News apurou que o presidente nacional da OAB já recebeu o ofício da ABAC, mas ainda não decidiu se acatará ou não o pedido da entidade baiana. Ainda, segundo uma fonte consultada pela nossa reportagem, o presidente Beto Simonetti não deve acatar o pedido de afastamento de Danniel Costa, mesmo com a pressão que vem tendo das mulheres advogadas.
A princípio, o entendimento que circula no Conselho Federal é de que não há motivos neste momento para o afastar Danniel Costa do cargo, já que a direção da OAB Sergipe, segundo o Conselho, agiu corretamente ao afastar o suspeito de estupro do cargo de conselheiro da entidade, em ter colocado a OAB à disposição da vítima, além do total apoio à Polícia Civil nas investigações do caso.
Por Redação
Fotos: Divulgação
Comente