A Fórmula do Sucesso

Em 2003 conquistei uma bolsa de estudos que me deu a oportunidade de viver e estudar no Japão durante três meses. Além de aprender sobre telecomunicações, pude conhecer lugares incríveis como Okinawa, a província japonesa conhecida por ser o local mais saudável do mundo, Hiroshima, a primeira cidade do mundo arrasada por uma bomba atômica e Kamakura, cidade sagrada onde se encontra a imensa estátua de bronze do Buda Amida, entre outros lugares.

Mas de tudo que vi e vivi na terra do sol nascente, compartilho com você neste texto um dos ensinamentos de Kazuo Inamori. Doutor em Ciências e fundador das empresas de telecom Kyocera e KDDI Corporation, que depois de 40 anos liderando o mundo dos negócios, tornou-se um monge zen budista. Sua forte convicção no budismo o levou a criar uma série de princípios para gestão da vida pessoal e profissional. Inamori chamou um desses princípios de A FÓRMULA DO SUCESSO que apresenta as variáveis responsáveis pelos resultados que obtemos na vida. A fórmula é a seguinte:

RESULTADOS DA VIDA = HABILIDADE x ESFORÇO x ATITUDE

Vamos analisar as variáveis. HABILIDADE é o que você aprende e as características que você desenvolve para atingir determinado objetivo. É quando, por exemplo, um profissional usa toda a sua competência e destreza e coloca seus conhecimentos para entregar o melhor resultado num prazo combinado. Já a variável ESFORÇO está relacionada à disciplina, determinação e vontade de pagar o preço para chegar onde se quer. Se sua meta é grande você vai precisar se esforçar mais e por mais tempo. O esforço sempre está associado a dedicação, que é a capacidade de manter-se focado no objetivo. Já a variável ATITUDE está relacionada a como você vive e trabalha, como você vê o mundo, como reage as situações da vida e como interage com as pessoas ao seu redor.

Em matemática aprendemos que qualquer valor multiplicado por zero é igual a zero. Portanto, atitudes negativas geram resultados negativos, assim como não partir para a ação, não tomar uma atitude, anula o esforço e as habilidades. De nada adianta ter muito conhecimento e se esforçar bastante se sua atitude para lidar consigo mesmo, com os outros e com a vida não for positiva. Da mesma forma, se não há esforço ou se habilidades não são desenvolvidas, a atitude por si só não trará resultados significativos na vida.

RESULTADOS DA VIDA = HABILIDADE x ESFORÇO x ATITUDE

RESULTADOS DA VIDA = 10 x 10 x 0

RESULTADOS DA VIDA = 0

Mas vivemos tempos de decomposição de valores e da emergência de padrões de comportamento que querem contrariar o sentido da fórmula proposta. Há em nossa sociedade um grande desejo em alcançar prestígio e dinheiro sem esforço, sem habilidades e sem as atitudes corretas. Estudantes buscam um bacharelado por representar prestígio na sociedade, não por uma real preocupação com a intelectualidade e com o saber. Pseudo celebridades surgem a todo momento alavancadas pelas mídias tradicionais ou pelas redes sociais, se auto intitulando influenciadores e figuras públicas sem conteúdo e sem nenhuma contribuição significativa, cujos comportamentos e atitudes muitas vezes são irresponsáveis e deploráveis.

Homens públicos, formados num círculo doméstico e promíscuo, tornaram o Estado propriedade de algumas famílias e agem priorizando relações pessoais ao invés do cumprimento de leis objetivas e imparciais, sem o rigor e o respeito as melhores práticas e que não diferenciam o público do privado. Aventureiros que se dizem empresários pregam um empreendedorismo de espetáculo e prometem ensinar como viver de “rendas passivas e resultados extraordinários” para quem deseja “prosperidade sem esforço” e a conquista da riqueza sem trabalho. Adolescentes e jovens expostos a ideias absurdas e impraticáveis de que todos podem ser senhores e nobres preocupados em viver de aparências nas redes sociais e com um gosto cada vez maior pelo ócio.

A crescente anarquia e desordem de nossa sociedade são o resultado direto da nossa incapacidade de entender a fórmula do sucesso proposta por Kazuo Inamori. O que o empreendedor, guru de gestão e monge budista bilionário de 83 anos nos ensina, é que se queremos que os resultados da vida sejam elevados é necessário desenvolver as HABILIDADES, o ESFORÇO e as ATITUDES corretas. Cada uma das variáveis deve ser trabalhada com afinco e atenção e nenhuma delas pode ser negligenciada ou pagaremos, como indivíduos e como sociedade, um preço ainda mais caro do que já estamos pagando e colheremos frutos ainda mais amargos como resultados de vida.

Murilo Lima é analista comportamental, coach e especialista em gestão de empresas e empreendedorismo. Possui também formações em desenvolvimento de líderes, desenvolvimento estratégico e gestão da criatividade e inovação. Atualmente é gerente comercial da Jovem Pan Aracaju e mentor voluntário da ONG Projeto Gauss. Desde 2012, conduz processos de desenvolvimento pessoal e profissional para empresários, líderes e jovens promissores, visando a expansão de competências, incremento de resultados e aprimoramento do ser. 

Leia também:

WhatsApp: novas regras de privacidade que podem ajudar na sua produtividade

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */