A difícil missão da 3ª via em conquistar um lugar no 2º turno das eleições

Enquanto tudo parece caminhar para um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, uma pesquisa EXAME/IDEIA revela que 38% dos brasileiros não querem nem um, nem outro. Esse número é bem significativo, porém até o momento não muda o panorama, pois ninguém se consolidou de fato, como a terceira via.

Mas, então, qual seria o discurso ideal para convencer essa parcela da população que não vota em nenhum dos dois? Se eu estivesse diante da campanha da terceira via, apostaria nesses 3 elementos:

Equilíbrio

Tanto Lula, quanto Bolsonaro possuem discursos extremos, cada um com sua ideologia. Esses 38% que não vota em ambos vai preferir um discurso moderado e plausível com a realidade do Brasil.

União

O que se vê entre Lula e Bolsonaro já uma prévia que deve esquentar ainda mais com a proximidade das eleições. Um tentará detonar o outro mostrando o que foi feito de errado em seus respectivos governos, e a chance da 3ª via pode vir com o discurso de unir um país pós-pandemia.

Geração de empregos

Não tenho dúvidas que essa deverá ser a principal pauta do candidato da terceira via e a proposta terá que ser real e possível. Se vier promessa mirabolante, adeus! A equipe terá que encontrar um plano de geração de empregos que convença a população.

Opinião

A terceira via é o Tom Cruise de moto estrelando o Missão Impossível. Eleição é uma caixinha de surpresas e tudo pode acontecer, mas ao meu ver, é muito difícil não termos um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Ainda temos mais um ano e meio de mandato de Bolsonaro, onde ele pode melhorar ou piorar sua imagem, bem como um Lula que por ora está elegível, mas que não sabemos o que será amanhã.


Thiago Jacaúna é gestor de mídias sociais, consultor político digital e articulista colaborador do Hora News.

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */