Aconteceu nesta segunda-feira (7), no Palácio do Planalto, em Brasília, o Encontro de Trabalho do Sistema da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o presidente da República, Jair Bolsonaro, reunião que tratou sobre vários temas de interesse do setor produtivo.
O empresário Marco Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e da Federação das Associações Comerciais e Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado de Sergipe (Faciase), representou o estado no encontro.
Bolsonaro recebeu um grupo composto por mais de 50 empresários, presidentes e representantes das 27 federações do Sistema CACB, além da Diretoria do Sebrae e membros da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs). O presidente elogiou a força dos empresários, que têm enfrentado a pandemia de frente na defesa dos seus negócios.
“Agradeço o empenho, a resiliência dos empresários brasileiros, sobretudo dos que estão caminhando junto com o governo”, declara.
A comitiva mostrou apoio ao presidente e fez sugestões de ações de apoio à economia. O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou ações que o governo federal tem apoiado para a melhoria do ambiente de negócios, como a aprovação do Pronampe como política permanente de crédito. Guedes também anunciou a manutenção de programas como o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e o auxílio emergencial à população de baixa renda.
Marco Pinheiro usou a fala para sugerir ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a facilitação do acesso ao crédito para os empreendedores uma vez que o sistema bancário se torna um impeditivo em algumas situações.
“Neste momento de crise, muitos não conseguiram um suporte por motivos de restrições. Isso precisa ser revisto, pois pode representar a sobrevivência ou morte das empresas. Esperamos que o ministro tenha sensibilidade e reveja esse cenário”, afirma o presidente da Acese.
Homenagem
Durante o encontro, George Pinheiro e José Paulo Cairoli, presidente do Conselho Deliberativo da CACB, entregaram ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Paulo Guedes a Comenda VIII – Conde dos Arcos, homenagem criada pela Confederação, que tem por finalidade distinguir aqueles que comprovadamente tenham contribuído, de forma relevante, para o desenvolvimento socioeconômico do país e do empresariado nacional.
Por Daniel Soares
Fotos: Divulgação
Comente