Joel Almeida é escolhido o pré-candidato da Articulação de Esquerda para vereador de Aracaju

Ana Lúcia e Iran Barbosa, ex-integrantes da Articulação de Esquerda, terão de explicar porque não vão votar em alguém que apoiou todas as suas campanhas. Foi com essa observação que a tendência interna do PT, Articulação de Esquerda, definiu em seu último Congresso, realizado em outubro, que terá pré-candidatos a vereador em alguns municípios do estado, incluindo Aracaju.

Nesse mesmo Congresso o professor Joel Almeida, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) e atualmente secretário geral da entidade classista, foi escolhido para ser o pré-candidato a vereador da capital pelo grupo.

Homem de diálogo, mas de muita coragem na hora de defender os direitos dos professores e dos demais trabalhadores sergipanos, principalmente os da iniciativa pública, Joel Almeida, que é professor há quase 30 anos e liderança destacada do movimento sergipano, terá a missão de bem representar uma categoria unida, forte, aguerrida e muito determinada.  

Joel Almeida começou sua militância no movimento estudantil secundarista ainda quando estudava na Escola Normal. Na UFS, chegou a ser por um período presidente do Centro Acadêmico de Letras (CAE). Além do Sintese, Joel foi dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), participando de atos e debates nacionais e internacionais sobre a qualidade da educação e a valorização dos educadores.

Respeitado nacionalmente, foi homenageado no 33° Congresso da Confederação com a réplica de um busto do educador Paulo Freire. Ainda como professor e dirigente do Sintese, foi eleito por unanimidade para compor o Conselho Estadual de Educação.

Joel homenageado com o busto de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira

Por toda sua história de luta e compromisso com a educação pública e a classe trabalhadora, Joel Almeida foi escolhido, por unanimidade dos participantes do Congresso, para disputar a representatividade da categoria na Câmara Municipal de Aracaju, em 2020.

Professor Joel Almeida é o entrevistado do Hora News deste final de semana. Vamos à entrevista.

Hora News – Joel, após a categoria lhe escolher para ser o pré-candidato, ou seja, o representante dela na Câmara de Vereadores de Aracaju, como será sua campanha e quais pautas você pretende defender no Parlamento municipal, além da educação?

Joel Almeida – A campanha será na base da militância e a minha história ajuda nisso. Já tenho recebido vários apoios. Quanto à pauta ela vai ser muito visível. Eu sou um servidor público militante da educação, portanto, o serviço público e a educação serão pautas importantes e prioritárias.  No âmbito da Prefeitura de Aracaju a batalha é pela qualidade do serviço público oferecido à população e à valorização dos servidores, esquecidos por Edvaldo. Os professores e os servidores municipais de Aracaju que estão órfãos nesse momento de representação terão um representante à altura com garra, determinação e autonomia pra fazer grandes debates e cobrar ações efetivas. Como negro pretendo abrir espaços, reflexões, formulações e denúncias antirracistas na capital. E como morador de Aracaju, nascido na periferia, o papel é de escancarar os problemas da população e a responsabilidade da Prefeitura em resolvê-los.

HN – A tendência Articulação de Esquerda perdeu a ex-deputada Ana Lúcia e o atual deputado estadual Iran Barbosa. Será difícil sua eleição a vereador sem o apoio dessas duas lideranças?

JA – Eles saíram da tendência após terem sido eleitos todas as vezes estando na tendência. Nós lamentamos muito no início, mas esse não é um problema meu. É um problema de eles explicarem porque não vão votar em alguém que apoiou todas as campanhas dos dois. A Articulação de Esquerda continua forte e mais organizada ainda.  Eu ando pra frente, sem hesitar, não mudo a minha rota e a sociedade sabe disso. E mais: continuo em boa companhia.

HN – Há muito tempo se fala em candidatura sua a vereador, principalmente. Porque ela nunca aconteceu?

JA – Eu sempre fui um homem de grupo, e todas as vezes que o grupo entendeu que era para apresentar um nome melhor avaliado eu me somei. Em 2008 surgiu uma oportunidade real de candidatura a vereador. Mas na época eu estava como presidente do Sintese e nós enfrentamos uma luta histórica pela defesa da progressão do professor na carreira e vencemos. A categoria precisava mais de mim para liderar o processo até vencer do que ter que sair para uma disputa de vereador. São momentos históricos e a gente estabelece prioridade. A minha foi a de lutar com meus colegas.

HN – Com a escolha do seu nome, a tendência é que nas eleições estaduais o nome da Articulação de Esquerda será o de Professor Dudu para deputado estadual?

JA – No mesmo Congresso que definiu nomes pra candidaturas a vereador em alguns municípios ficou deliberado que teremos um nome orgânico da tendência a deputado estadual, e esse nome é o de Dudu.

HN – Com esse “racha” os professores não correm risco de ficar sem representação, agora na Câmara, e em 2022 na Assembleia Legislativa?

JA – Ninguém entra vitorioso em eleição, a não ser por WO. Tudo pode acontecer.   Claro que se perde ou deixa de ganhar votos nesse processo, mas a Articulação de Esquerda vai firme pra eleger o seu.




Por Paulo Sousa
Fotos: Arquivos Pessoais

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */