A assessoria jurídica da Coligação “Sergipe da Esperança”, liderada pelo candidato ao Governo do Estado, Rogério Carvalho (PT), informou, nesta terça-feira, 11, que repudia, com veemência, a notícia veiculada por alguns portais de notícias sergipanos em que, de maneira errônea e irresponsável, relatou que o petista teria sido condenado por propagação de fake news.
O jurídico informa que houve, na verdade, uma orientação da Justiça Eleitoral para que um material de audiovisual não fosse utilizado na programação de campanha, mas sem nenhuma condenação ou multa.
“Rogério Carvalho não foi condenado a multa nenhuma no primeiro turno. Neste caso, houve uma orientação da Justiça Eleitoral pela suspensão de uma inserção em que apontaria uma multa em caso de descumprimento”, explica a assessoria jurídica.
“Como houve cumprimento da orientação da Justiça Eleitoral, nenhuma condenação foi determinada, tampouco aplicação de multa inerente à questão”, acrescenta.
A assessoria jurídica ressalta, ainda, que tirar fatos gravemente de seu contexto configura fake news e que, embora a notícia em questão visa denunciar possível notícia falsa, o informado à população não condiz com a realidade dos fatos.
“Por isso defendemos a urgente necessidade de se combater a desinformação em busca sempre da verdade e da realidade dos fatos aos eleitores sergipanos, sobretudo naquilo que se relaciona com o enfrentamento às notícias falsas, que é uma de nossas prioridades”, finaliza.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comente