Comissão Eleitoral retoma Consulta Pública para à Reitoria da UFS

Na permanente defesa da democracia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Comissão Eleitoral da Consulta Pública para a Reitoria e Vice-Reitoria da UFS anuncia a retomada do protagonismo da comunidade acadêmica na definição da escolha para a próxima gestão da universidade.

Em 16 de julho, um dia após a reunião do Colégio Eleitoral Especial que não é reconhecida por docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, a Comissão Eleitoral afirmou em Carta Pública que “enquanto houver chapas interessadas em seguir o processo eleitoral tradicional e recorrer ao voto de toda a comunidade para legitimar não somente a sua candidatura, mas o seu projeto de gestão, estaremos sempre dispostos a realizar a nossa tão importante consulta paritária”.

Nesse sentido, a continuidade da Consulta Pública confirma a disposição das entidades representativas da comunidade acadêmica em não permitir que medidas autoritárias alterem a tradição de participação popular na UFS.

Novas datas

Considerando a grave evolução da pandemia de covid-19 no Brasil e em Sergipe, todas as etapas da Consulta Pública serão agora realizadas pela internet.

No dia 17 de agosto, a Comissão Eleitoral disponibilizará a lista de votantes às chapas inscritas. Já no dia 20 de agosto, haverá um debate público online, a ser transmitido pelas redes sociais da ADUFS e SINTUFS.

Nos dias 24 e 25 de agosto haverá a votação da Consulta, por meio de site a ser divulgado posteriormente pelos meios de comunicação da ADUFS e SINTUFS.

Ainda, no dia 25 terá início a apuração, com resultado divulgado imediatamente ao final. Até o dia 27 de agosto, as chapas poderão interpor recursos. Caso não haja recursos, a divulgação do resultado definitivo será feita no dia 27. Havendo recursos, o resultado final ocorrerá em 28 de agosto, por meio das redes sociais da ADUFS e SINTUFS.

Debate Hora News TV

Comprometido com a democracia institucional, o Hora News TV, canal de tv do jornal digital  Hora News no YouTube, realizou no dia 27 de julho um debate com os quatro candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foram convidados para o debate os quatro candidatos que inscreveram chapa e passaram pela homologação da consulta pública: David Soares, Vera Núbia, André Maurício e Denise Albano.

O debate entre os candidatos à Reitoria da UFS, inédito em um canal jornalístico na internet em Sergipe, teve uma grande repercussão no meio acadêmico e na comunidade em geral, chegando a mais de 1.200 telespectadores.

Por Paulo Victor
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */