TV Sergipe suspende pagamento de feriados e jornalistas ficam “mais pobres” neste São João, denuncia Sindijor

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (Sindijor-SE) recebeu com preocupação a notícia de que a TV Sergipe não vai pagar os feriados trabalhados a partir desta quarta-feira, 24 de junho, dia em que se comemora o São João no Nordeste. Em vez de celebrar uma data especial para todos os sergipanos, os jornalistas da emissora afiliada Rede Globo estão trabalhando de forma obrigada e receberão folga em um dia qualquer da semana. A medida causou indignação entre os funcionários da empresa.

O pagamento das horas trabalhadas no feriado é algo histórico dentro da TV Sergipe, e portanto, faz parte do complemento salarial de cada jornalista. Ao longo de décadas, o trabalhador foi obrigado a deixar a sua família em casa e a comparecer ao trabalho em pleno feriado, seja dia santo ou festivo, para derramar cada gota de suor em troca de pagamento em pecúnia e legal; entretanto de maneira surpreendente a partir desta quarta-feira haverá tão somente uma folga compensatória. É justo com os funcionários? Claro que não!

Se a retirada é encarada de forma legal pela emissora, para o Sindijor-SE a supressão do pagamento é um ato imoral.

“Inclusive, vários jornalistas entraram em contato com a direção sindical para saber se há alguma ilegalidade após tantos anos de pagamento, bem como demonstraram insatisfação após a divulgação desta notícia”, informou o presidente do Sindijor, Guilherme Fraga.

Para o dirigente sindical, causa estranheza uma medida tão impactante no salário dos jornalistas durante o período de negociação de reajuste do piso salarial.

“Infelizmente só estamos contabilizando perdas nos últimos anos”, lamentou.

Ressalta-se que, a emissora afiliada rede Globo não informou com antecedência esta novidade sobre o feriado e muito menos comunicou o fato à entidade que representa a categoria.

Risco psicossocial

Sob a ótica da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) do Ministério do Trabalho, a medida da TV Sergipe introduz voluntariamente um fator de risco psicossocial grave no ambiente de trabalho.

“A empresa tem o dever legal de mitigar riscos psicossociais em seu PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), e não de criá-los como se observa neste caso do feriado. Por isso, entendemos que a atitude repentina pode atuar como gatilho direto para ansiedade, estresse ocupacional generalizado, depressão e Burnout. E isso não podemos permitir”, destacou a assessora jurídica do Sindijor-SE, Priscila Fraga Lacerda.

Preocupados com a situação, dirigentes sindicais acompanhados da assessoria jurídica da entidade se reuniram nesta terça-feira, dia 23, com o advogado da TV Sergipe e a recomendação foi clara: manutenção do pagamento em dobro nos feriados ou uma reunião com urgência para tratar de forma mais aprofundada o assunto.





Fonte: Sindijor
Foto: Divulgação

Comente

Arquivos

Categorias

/* ]]> */