Rogério Carvalho defende passe-livre para estudantes e propõe criação de fórum de debate com os jovens

Escolhido por Lula no Estado debateu sobre os principais anseios da juventude sergipana atualmente e apresentou algumas medidas para colaborar com o desenvolvimento dos estudantes.

O candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), recebeu, no Sergipe Pod+ desta quarta-feira, 10, os estudantes João Guilherme e André Felipe, e conversou sobre os principais anseios da juventude sergipana atualmente. Na oportunidade, ele também apresentou algumas propostas que estão sendo pensadas para educação pública do estado, a exemplo do passe-livre no transporte público para estudantes e da criação de um fórum de debate permanente com os jovens sergipanos.

“O problema do transporte dos estudantes não envolve apenas as condições dos transportes, mas o valor pago. Por isso o passe-livre significa muito na vida deste público. E seria uma alternativa importante para os estudantes. Porque, quando os estudantes são obrigados a pagar passagem, eles acabam perdendo a oportunidade de conhecer outras atividades importantes para a idade e que os jovens gostariam de fazer. Seria uma compensação, um reconhecimento pelo esforço. A gente não aprende só na escola, mas no convívio social. Porque, através dele, surgem várias oportunidades. Por isso, o passe-livre é algo que deve ser levado em consideração. Porque, se uma família vive de auxílio governamental, como vai conseguir pagar passagem de ônibus dos filhos? Isso reflete diretamente na educação dessas crianças e adolescentes”, explicou.

A declaração de Rogério Carvalho reflete exatamente o que os estudantes sergipanos vivem. João Guilherme, por exemplo, revelou que o valor gasto mensalmente com passagens afetam diretamente o orçamento de sua família.

“Meus pais que dão o dinheiro para recarregar a carteirinha de estudante para andar em ônibus completamente precários. Inclusive, quando chove, a gente não sabe se chove mais fora do que dentro, porque vira uma cachoeira. Na região que moro, apenas dois ônibus circulam e sempre esperamos mais de 40 minutos. Se não tivesse essa despesa, poderia utilizar para fazer uma atividade extracurricular, fazer um esporte, uma aula de música. Se eu tirasse essa obrigatoriedade dos meus pais essa despesa, poderia direcionar à uma outra atividade”, disse.

“Este é um investimento que poderia vir do Estado, mas, como não temos essa oportunidade aqui, minha família arca diariamente com essa despesa. O passe-livre seria uma medida muito importante para todos nós, porque aumentaria, inclusive, a quantidade de alunos matriculados, pois muitos estão fora da escola porque não têm como pagar as passagens”, acrescentou André Felipe.

Supervisão completa

Questionado pelos estudantes sobre como o projeto do passe-livre seria controlado para, com isso, evitar o uso indevido, o futuro governador de Sergipe explicou que vai estabelecer algumas medidas para que haja controle e fiscalização no uso do benefício.

“O jovem que estiver matriculado e frequentando a escola, terá acesso ao passe-livre. Porque vamos estabelecer a gestão da vida escolar do aluno. E isso tudo deve ser alinhado ao fornecimento de uniformes e materiais didáticos. Tudo será articulado à uma gestão escolar que acompanha a rotina dos alunos e professores. Temos pensado em várias possibilidades dentro desse tema e todas elas serão colocadas como prioridade”, detalhou Rogério Carvalho.

“Educação deve ser pensada de forma moderna, com tecnologia. Mas, para isso, é preciso ter métodos de ensino muito claros, em que os alunos passem pelo processo pedagógico para que se mude essa realidade. Portanto, também defendemos a inclusão de atividades esportivas em todas as escolas, ampliando o acesso dos estudantes aos esportes, através do uso de lugares públicos”, complementou.

Fórum de debate

Ainda durante o bate-papo com os dois estudantes, o escolhido por Lula em Sergipe propôs a criação de um fórum de debate com os jovens sergipanos, com o objetivo de dialogar sobre as demandas do público e, assim, buscar mecanismos para desenvolver políticas públicas direcionadas à juventude.

“Vamos estabelecer um fórum permanente de debate com a juventude para, a cada seis meses, de maneira direta, possamos debater sobre as demandas. Porque é preciso ouvir e debater, diretamente e sem filtro, todos os temas necessários”, sugeriu Rogério Carvalho.

“É fundamental que tenhamos um governo que não seja molenga, que dialogue com a gente. Para, assim, possamos trocar conhecimento sobre várias questões”, completou João Guilherme.

Sergipe Pod+

O “Sergipe Pod+”, que é exibido todas às quartas no canal do YouTube do escolhido por Lula no Estado, traz diversas discussões de cunho político e social, sempre voltados a debates sobre a atual conjuntura política nacional e local, denunciando situações que prejudicam o povo e apresentando medidas que contribuam com o avanço das políticas públicas.





Por Assessoria de Imprensa
Foto: Janaína Santos






Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */