PT critica Rogério Carvalho por votar favorável ao Orçamento Secreto: ‘fato grave e injustificável’

O senador Rogério Carvalho (PT), pré-candidato a governador de Sergipe, foi criticado pela direção nacional do Partido dos Trabalhadores por ter votado a favor do Orçamento Secreto, ignorando o partido que orientou pelo voto contra a proposta do governo.

Em nota assinada pela presidência do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, “defende a transparência, a publicidade e a responsabilidade com o país na destinação de emendas orçamentárias, na mesma linha do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, não cabendo ao relator do Orçamento dispor de recursos bilionários para distribuir aos parlamentares”.

Rogério Carvalho, segundo a nota, contrariou orientação do partido ao votar favorável ao Projeto de Resolução que altera as regras das emendas de relator no Orçamento (emendas RP9), conhecidas como “Orçamento Secreto”.

Ainda, segundo a nota da presidente nacional do PT, o comportamento isolado do senador Rogério Carvalho é grave e injustificável.

“O voto isolado do senador é um fato grave, que não se justifica diante das manifestas posições do partido sobre questão fundamental para o país”, diz a nota.

Senador

Para fundamentar o voto favorável ao projeto, o senador Rogério Carvalho citou a institucionalidade e a independência do Senado Federal, e anunciou um novo projeto para o ano que vem propondo o fim do Orçamento Secreto.

“Propus a extinção das emendas de relator antes mesmo da votação de ontem, no Orçamento de 2021. Mantenho esta minha posição com uma emenda à PEC 23. E no próximo ano, apresentarei outra proposição para acabar com a RP9. O que fizemos foi preservar a autonomia do Congresso Nacional”, justifica Rogério.


Por Redação
Foto: Agência Brasil

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */