Pequeno comerciante é preso e humilhado por abrir loja na quarentena

Uma cena deixou muita gente revoltada no país. Um pequeno comerciante foi preso e algemado por policiais militares após abrir a loja em Teresina (PI). Ele teria passado mal após um ataque epilético durante a abordagem de policiais militares e guardas municipais.

O homem é proprietário de um pequeno estabelecimento comercial, uma loja de roupa, localizado na Avenida Marechal Juarez Távora, no Bairro Parque Piauí, zona sul da capital. Segundo a Polícia Militar do Piauí, ele teria desrespeitado o decreto municipal que determina o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais.

A prisão do comerciante revoltou populares que presenciaram a ação dos militares e dos guardas municipais. No vídeo, é possível ouvir gritos de pessoas, afirmando que o rapaz é um pai de família e estaria passando mal.

“A polícia não está agindo certo não, o cara trabalhando, é um cidadão, vocês vão machucar o cara, não machuque o cara não”, disse um dos populares que presenciou a cena.

Enquanto o comerciante se coloca a disposição para acompanhar os policiais até à delegacia, um dos militares de forma autoritária o agarra pelas costas e coloca a algema no comerciante.

“Eu não estou roubando. Eu vou com vocês, acompanho até lá”, diz o comerciante, que recebe a ordem de um dos policiais para ser algemado. “Não, você vai algemado, você vai algemado”, ordena o policial.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí emitiu uma nota pública esclarecendo a ocorrência e condenando qualquer ação arbitrária. A Secretaria garante vai apurar os fatos e punir os militares, caso fique comprovado que eles praticaram abuso de autoridade.  

“A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que não comunga com nenhum tipo de arbitrariedade e muito menos com truculência contra cidadão. Assim também, não compactua com o desrespeito dos cidadãos com as autoridades policiais. Diante dos fatos, a Secretaria de Segurança averiguará todos os vídeos sobre o caso ocorrido na manhã desta segunda-feira (20), no Bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. A orientação por parte da Secretaria é que os policiais cumpram as leis, mas sempre com urbanidade, ainda mais nessa crise do coronavírus. Reforçamos que o nosso inimigo neste momento é o vírus e os que vivem na prática da ilegalidade, por isso, reiteramos que o nosso objetivo é garantir a proteção, segurança e a paz social”, diz a nota.

Vídeo flagra o momento em que o pequeno comerciante é preso

Por Redação
Foto: YouTube/Reprodução

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */