Abertura do comércio divide aracajuanos, mas maioria apoia Edvaldo e isolamento social

Os institutos Padrão e Dataplan realizaram uma pesquisa conjunta, por telefone, com 554 moradores de Aracaju, quando levantaram aspectos sociais e políticos relacionados à pandemia do novo coronavírus na capital. A coleta aconteceu no período de 13 a 15 de abril.

Foi questionado a cada entrevistado se ele é a favor ou contra o fechamento do comércio. O tema vem sendo bastante discutido e gerado polêmica, com apoiadores e críticos de medidas que flexibilizem a abertura das lojas.

Segundo a pesquisa, que o Hora News divulga com exclusividade, 44,6% dos aracajuanos são a favor e 45% contra. Um resultado que demonstra uma clara divisão a respeito do tema. Não sabem 8,7%, não quis opinar 1,7%.

Os institutos também fizeram a seguinte pergunta: “Apoiadores do Presidente Bolsonaro estão fazendo carreatas em diversas cidades pela abertura do comércio. Você é a favor ou contra?” Nesse quesito, mais pessoas afirmaram que são contrárias aos atos: 52,9%, contra 40,1% a favor. 5,5% disseram que não são a favor e nem contra. 1,5% não quis opinar.

Sobre o isolamento social, 85,2% dos aracajuanos afirmaram que estão respeitando e só saindo de casa quando necessário. Apenas 14,3% apontaram que não estão respeitando o distanciamento social, e saindo de casa mesmo se não há nenhuma necessidade. 0,5% não quis opinar.

DESEMPENHO DA PREFEITURA E EDVALDO

Os entrevistados também avaliaram a atuação da Prefeitura de Aracaju nas ações de combate à COVID-19. Para 52,8% ela está sendo positiva, contra 13,1% que a consideraram negativa. Regular 31,9% e não souberam 2,2%.

O desempenho pessoal do prefeito Edvaldo Nogueira tem um melhor resultado que o do município. 57% dos aracajuanos o consideram positivo. Apenas 13,2% o veem como negativo. Para 25,9% seu desempenho é regular, e 4% não souberam opinar.

BOLSONARO

Foi questionado também sobre as opiniões divergentes do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que é a favor do isolamento social, e do presidente Bolsonaro, que é contra. Para 66% dos entrevistados, Mandetta tem razão. 23,9% disseram que o presidente é que está certo. Não sabem 8%, não quiseram opinar 2,1%.

Do total de entrevistados, 37% afirmaram que votaram em Bolsonaro para presidente em 2018 no 2º turno. Destes, 31,1% confirmaram que não estão arrependidos pelo voto, contra apenas 5,9% que estão. O resultado mostra uma base forte de seguidores do presidente.

OUTROS NÚMEROS

Você é a favor ou contra o isolamento social?

A favor – 71,5%

Contra – 16,8%

Nem a favor, nem contra – 10,6%

Não quis opinar – 1,1%

O (a) Sr (a) usa álcool em gel ou álcool etílico 70º no combate ao Coronavírus (COVID 19)?

Usa – 83,1%

Não usa – 16,9%

O (a) Sr (a) tem medo de ser contaminado pelo Corona Vírus (COVID 19)?

Sim, tem medo – 64%

Não tem medo – 34,5%


Por Cícero Mendes
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */